Correio dos Campos

Jovem Mundo Melhor dá a oportunidade para alunos aprenderem informática

13 de junho de 2018 às 15:45

COM ASSESSORIAS – Oferecer a oportunidade para que os jovens aprendam a utilizar as ferramentas da informática. Essa é a principal proposta das oficinas que estão sendo realizadas pelo programa Jovem Mundo Melhor, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor em Ponta Grossa. A meta é conseguir ensinar lições básicas de informática para facilitar o futuro ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.

Para muitos, pode parecer um tema já superado. Entretanto, as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam a importância de se disseminar conhecimento sobre a utilização e as possibilidades que são oferecidas pela tecnologia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada em fevereiro deste ano, somente 57,8% dos domicílios brasileiros possuem computador.

Por isso, o IMM tem levado neste ano cursos de informática aos alunos dos colégios estaduais Professor José Elias da Rocha, Nossa Senhora da Glória e Professor João Ricardo von Borell du Vernay. É uma parceria com a Deltamax Informática e os conteúdos são aplicadas em quatro turmas diárias no contraturno escolar. As aulas são realizadas no ônibus do IMM, o Expresso Mundo Melhor.

O desconhecimento sobre a utilização de programas, como Word e Excel, é denotada quando o professor Guilherme Weiber pergunta aos alunos. “Poucos respondem que sabem usar os programas”, conta. A proposta é dar subsídios para que os estudantes ampliem o conhecimento a fim de facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

“As oficinas são muito importantes. Estou dando aulas de Word e Excel para alunos nas escolas. Nas aulas eles aprendem como formatar textos, fazer currículo, regras para formatar trabalhos escolares e no Excel como fazer uma planilha de gastos”, relata Weiber.

O IMM desenvolve também nesses colégios o projeto Escola Restaurativa, juntamente com a Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).