Correio dos Campos

Lei de Rudolf garante incentivo à doação de órgãos

Medida foi aprovada em segunda discussão e agora aguarda sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
11 de junho de 2018 às 17:16
Foto: Kauter Prado/CMPG

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa ganhou uma medida efetiva de incentivo à doação de órgãos. Nessa segunda-feira (11), a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei (PL) 56/2018 de autoria do vereador Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS). A medida cria uma semana municipal de incentivo à doação de órgãos a ser realizada anualmente em setembro.

A proposta de Rudolf prevê que a Prefeitura implemente a campanha em escolas, órgãos públicos e na própria imprensa para que se discuta intensamente a doação de órgãos. “Esse debate é muito importante e tem caráter social. Conscientizar os cidadãos sobre a importância de uma ação solidária como essa é fundamental para construirmos uma sociedade mais solidária”, defende o vereador.

Rudolf destaca que o debate sobre a doação deve acontecer de forma regular e não só no momento em que o cidadão perde um ente querido. “Além de ser uma questão de saúde pública, a decisão de ser ou não doador passa por uma conscientização de cada cidadão e é importante que o Estado ofereça subsídios para esse debate”, conta o vereador.

O texto sugerido por Rudolf prevê que a semana seja implementada no período que inclua o dia 27 de setembro, dia nacional do doador de órgãos. O líder do Governo na Câmara defende que a Prefeitura assuma papel central no debate sobre a doação de órgãos.

Rudolf destaca ainda que o início das atividades do Serviço Aeromédico em Ponta Grossa, trouxe melhores condições para possíveis doações realizadas no município. “Com a aeronave disponível às equipes médicas, um órgão pode ser rapidamente transportado de uma cidade para outra. Mas essa estrutura tem que ser acompanhada de debate e conscientização sobre o tema”, argumenta o parlamentar.