Correio dos Campos

Stocco e Zampieri querem mais transparência nas diárias da Câmara

Dupla apresentou proposta para obrigar parlamentares a prestarem contas do recurso recebido.
8 de junho de 2018 às 16:47

COM ASSESSORIAS – Os vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Ricardo Zampieri (PSL) querem trazer mais transparência ao gasto da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) em diárias pagas aos parlamentares. A medida foi apresentada no projeto de resolução 1/2018 que obriga os vereadores a prestarem contas dos gastos viabilizados com o pagamento de diárias ao apresentarem notas fiscais.

A proposta de Stocco e Zampieri prevê que, quando o valor recebido em diária for inferior ao gasto na viagem, o vereador terá cinco dias úteis para devolver os recursos aos cofres da Câmara Municipal – a comprovação será feita com a apresentação de notas fiscais. Atualmente o Legislativo paga R$ 350 em diárias de viagens fora do Paraná e R$ 250 em diárias para viagens dentro do Estado.

A dupla quer ainda fazer dos valores atuais o valor máximo de custeio, sem que os vereadores possam ser reembolsados com custos superiores aos previstos nas diárias. Na visão dos autores, a medida traz mais moralidade, economia e transparência ao custeio de diárias por parte do Legislativo.

Para Geraldo Stocco, a proposta é uma forma de tornar a concessão de diária um processo mais adequado. “Nada mais correto por parte do vereador devolver o que não foi gasto por ele do valor recebido na diária. Nesse caso, acreditamos que os valores realmente gastos devem ser comprovados com nota fiscal”, conta o vereador.

Já para Ricardo Zampieri, a medida traz moralidade a aplicação do recurso público – o parlamentar não recebe diárias. “Acredito que o vereador tem um salário bom e por isso optei por não receber diárias. Mas acredito que mesmo para aqueles que pensam diferente, é fundamental prestar contas do recurso gasto e devolver o restante”, disse.