Correio dos Campos

Município realiza 1º Encontro de Economia Solidária e Saúde Mental

8 de junho de 2018 às 19:33

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, através do departamento de Saúde Mental, o 1º Encontro de Economia Solidária e Saúde Mental: Diálogo de estratégias de reabilitação psicossocial. O evento aconteceu na tarde de ontem (7), e reuniu trabalhadores da saúde mental, usuários dos serviços, familiares, empreendimentos de economia solidária local e o Fórum Municipal de Economia Solidária de Ponta Grossa.

O encontro teve a finalidade de trazer propostas de trabalho, geração de emprego e renda para as pessoas que tem transtornos mentais e seus familiares. “Estes pacientes têm muita dificuldade de entrar no mercado formal de trabalho, porém necessitam de recursos para sobreviver, alguns não recebem auxílio do governo e a família tem dificuldades financeiras”, destaca a diretora de saúde mental Ana Paula Ohata.

O objetivo foi explorar as áreas para iniciar ações no município de promoção de trabalho e renda para os pacientes e familiares. Para conseguir inserir este público no mercado informal através da economia solidária com atividades que eles possam desempenhar e que não causem danos, não prejudicando o tratamento que fazem dentro dos serviços de saúde mental.

“Dentro da proposta de reabilitação psicossocial, um dos ícones que os serviços precisam abordar com o seu paciente é o trabalho para geração de emprego e renda, você reabilita para a sua vida cotidiana, familiar, social e laboral, neste último sentido entra as propostas de trabalho coletivos, envolvendo a economia solidária”, esclarece a diretora.

Para a realização da atividade, a SMS contou com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Instituto de Economia Solidária (Iesol). “Foi muito legal, propiciou vários pensamentos para os usuários, profissionais e familiares”, finaliza Ana.