Correio dos Campos

Ampliação garante coleta seletiva ‘porta a porta’ em 70% da cidade

Otimização do serviço garantirá que maior parte da cidade seja contemplada pelo serviço e menor quantidade de recicláveis acabe no aterro.
8 de junho de 2018 às 19:50
Secretaria de Meio Ambiente divulgou novidade em coletiva com imprensa e outros representantes do setor.

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está ampliando o programa Ponta Grossa Sustentável, com um cronograma de coleta seletiva no sistema porta a porta que atenderá 70% do município, aumentando de cinco para 22 setores contemplados. Com a ampliação do serviço, iniciada nesta semana, a expectativa da Prefeitura é de garantir o recolhimento de mil toneladas de resíduo reciclável por mês na cidade, que será todo encaminhado às associações, gerando mais renda aos recicladores.

“Fizemos um estudo junto à concessionária prestadora do serviço e identificamos que existia a possibilidade de otimizar os trajetos realizados pelos caminhões, que a coleta seletiva porta a porta poderia ser melhor aproveitada. Diminuímos a frequência em setores onde havia pouca demanda e remanejamos para regiões que ainda não contavam com a passagem do caminhão, apenas com a coleta seletiva através do Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Com a ampliação, a estimativa é de que o programa atenda 220 mil habitantes, representados em 80 mil habitações ou comércios. “É um orgulho muito grande para o Município contarmos com um programa tão forte de reciclagem, que agora passará na porta de ainda mais pessoas, além de aumentar a renda dos recicladores que trabalham com a separação destes materiais. Com estas ações, estamos acompanhando a transformação de Ponta Grossa em uma cidade sustentável”, comemorou o prefeito Marcelo Rangel. O prefeito reforçou ainda que além do porta a porta, a destinação correta de resíduos recicláveis acontece em Ponta Grossa através dos PEVs e do Programa Feira Verde.

Como reciclar

Antes mesmo da ampliação do sistema porta a porta, a coleta seletiva já contemplava 100% do Município. Mesmo os bairros que ainda não contam com a passagem do caminhão, podem garantir a destinação correta dos resíduos através do descarte dos recicláveis nos PEVs, instalados próximos a escolas e Cmeis, mercados e região central de Ponta Grossa.

Os bairros que agora contarão com a passagem do caminhão da coleta seletiva já receberam orientações da concessionária sobre a data do serviço. A orientação à população é que destine os recicláveis em sacos da cor azul ou verde, deixando os sacos pretos apenas para os resíduos orgânicos.

Próximos passos

A Secretaria de Meio Ambiente anunciou ainda novos investimentos na área da coleta seletiva, com a aquisição de novas prensas e equipamentos, caminhão baú, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes para as associações de recicladores. Também serão realizados investimentos para a equipe de educação ambiental e o desenvolvimento de uma campanha educativa com o mascote PEV-man. O PEV-man será a nova cara dos PEVs da cidade, dos caminhões da coleta seletiva, de jogos educativos e materiais didáticos que serão desenvolvidos para sensibilização da população.

Saiba mais

Quer saber quais são os bairros contemplados ou como descartar algum resíduo? Confira as informações no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.