Correio dos Campos

UEPG integra ranking mundial de jovens universidades

A instituição está entre as 250 universidades, de 55 países, avaliadas como as melhores instituições de ensino superior com até 50 anos de fundação, segundo a publicação britânica Times Higher Education. Estão incluídas apenas cinco universidades brasileiras.
7 de junho de 2018 às 09:47
Luciano Vargas e representantes de instituições que integram os rankings THE. Foto: Divulgação UEPG

ANPr – A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre as 250 universidades, de 55 países, avaliadas como as melhores instituições de ensino superior com até 50 anos de fundação, segundo a publicação britânica Times Higher Education (THE).

De acordo com a pesquisa, estar entre as mais jovens universidades no ranking THE é uma conquista significativa porque se trata de um ranking destacado no mundo como abrangente, equilibrado e confiável – e recurso importante para acadêmicos, estudantes, indústrias e para governos globalmente.

Os indicadores de performance da pesquisa foram agrupados em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, rendimento e reputação); Citações (influência de pesquisa); Perspectiva Internacional (equipe, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

BRASILEIRAS – O Young University Rankings 2018 traz apenas cinco universidades brasileiras. A melhor colocada é a Universidade Federal do ABC – UFABC (SP), ocupando a colocação entre o 151ª e 200º lugar. Em seguida, aparece a Universidade Estadual Paulista – Unesp (SP), também entre 151º e 200º. Depois, vem a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (RS), situada entre as posições 201º e 250º; a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, entre 201º e 250º; e a UEPG, igualmente entre 201º e 250º.

A publicação traz instituições da Europa, Austrália, Ásia, América do Norte, América Latina e África. Na primeira posição do ranking, está a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong; seguida da Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça; Universidade Tecnológica de Nayang, de Singapura; Universidade de Ciências e Letras de Paris, França.

Em quinto lugar está a Universidade Maastricht, da Holanda. Em sexto lugar vem o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia; a Universidade de Hong Kong; Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, Coréia; Escola Superior Sant’Ana, Itália. Em 10º lugar, a Universidade de Alabama e Birmingham, dos Estados Unidos.

Confira o Young University Rankings 2018. https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2018/young-university-rankings

CONFERÊNCIA THE – Com o propósito de interagir com dirigentes de universidades, o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, está em Tampa, na Florida (Estados Unidos), onde participa da Conferência THE – Jovens Universidades, que segue até esta quinta-feira (7). O tema é “Jovens universidades atingem a maturidade: o futuro é aqui” (Young Universities coming of age: the future is here). A conferência é uma análise e celebração das universidades de investigação reconhecidas internacionalmente e fundadas nos últimos 70 anos.

Segundo o reitor da UEPG, nas palestras e debates, reitores e representantes das instituições colocadas entre as mais jovens do mundo compartilham estratégias e novos métodos de governança lançados para alcançar maior impacto nas pesquisas; práticas de ensino para formar graduados mais adaptados às demandas da indústria; e novos modelos de parcerias internacionais multilaterais capazes de impulsionar alianças regionais.

Durante o evento ocorre o lançamento de dois rankings: Golden Age, de instituições fundadas desde 1945; e o Young University Rankings, com instituições com idade inferior a 50 anos, no qual a UEPG se inclui.