Correio dos Campos

Secretaria de Agricultura avalia parceria com instituição de ensino

Os programas da SMAPA foram apresentados ao diretor do polo de Ponta Grossa da Unicesumar e convênios podem ser realizados.
5 de junho de 2018 às 19:17

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde de hoje (05), integrantes da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) receberam a visita do diretor do Campus da Unicesumar de Ponta Grossa, Marcos Athayde, e da Coordenadora Comercial da instituição, Renata Rocco. Durante o encontro foram discutidas novas parcerias entre a Prefeitura e o órgão de ensino, principalmente na área de agronomia.

“Acredito que podemos pensar em convênios para fazer um trabalho conjunto entre a secretaria e a Unicesumar. Apresentamos os diretores de todas as áreas com o intuito de familiarizar e até mesmo explicar aos visitantes como é o funcionamento da SMAPA. Uma das nossas prioridades no trabalho é a agricultura familiar, com isso, seria interessante viabilizar uma parceria com o curso de agronomia da instituição e, assim, os alunos fariam visitas às propriedades, juntando o ensino com a prática”, explica o secretário Ivonei Afonso Vieira.

Desde 2009 com Educação à Distância (EaD) em Ponta Grossa, no ano passado a instituição abriu um polo de ensino presencial. Atualmente a Unicesumar apresenta em sua grade 54 cursos autorizados, sendo 22 ativos na cidade. “São mais de seis mil alunos ligados ao polo de Ponta Grossa. Acreditamos que formar pessoas é algo fantástico, porque a instituição prioriza a formação de um empreendedor, muito além de um agrônomo, e isso tem muito a contribuir para o mercado de trabalho”, relata o diretor Athayde.

Cada diretor e integrante da secretaria pode se apresentar durante o encontro para que Athayde conhecesse os trabalhos. O diretor chegou em março na cidade para dar sequência ao trabalho já realizado pela Unicesumar. Foram apresentadas iniciativas como Feira Verde, Mercado da Família, Horta em Casa, Horta Comunitária, além dos projetos de fomento, extensão e eventos realizados pela SMAPA, como Feira do Peixe, Festa da Uva, entre outros. Durante o encontro também houve a conversa para agendar visita ao polo da Unicesumar.