Correio dos Campos

Saúde estimula doações e realiza homenagem às mães que já participam

23 de maio de 2018 às 18:15

IMPRENSA/Ponta Grossa – No último sábado (19) comemorou-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e o Banco de Leite do Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira intensificou as ações com o objetivo de incentivar as mães, que tenham o excesso de leite, a participarem das ações. Nesta semana também foram encaminhados cartazes e folders para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades, e hoje (23) foi realizada uma homenagem para as atuais doadoras, com café e entrega de certificados. O secretário de Governo, Maurício Silva, participou da atividade.

“Pretendemos sensibilizar as mães, profissionais de saúde e toda a comunidade, sobre a importância deste gesto que salva muitas vidas, e contribui para a redução da mortalidade infantil”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humana, Ana De Bastiani.

Em Ponta Grossa, o Banco de Leite Humano recebe mensalmente em média 90 litros de leite de aproximadamente 70 doadoras. Esse leite, após ser pasteurizado, é distribuído para os hospitais e utilizado principalmente nas UTIs neonatais, para os recém nascidos prematuros e/ou de baixo peso que não sugam, infectados, portadores de imunodeficiência ou outras condições de risco.

“Atualmente, o leite doado não é suficiente para atender toda a demanda dos hospitais do município. A falta do leite materno prejudica o desenvolvimento e o tratamento dos recém nascidos prematuros, principalmente nos casos de maior risco”, comenta a diretora do Hospital das Crianças, Raquel Mocelim.

Para ser doadora a mãe deve ter leite excedente, estar amamentando o seu bebê, ser saudável, não ser tabagista ou etilista e não fazer uso de drogas ilícitas. Será realizado um cadastro, fornecido o material e orientações necessárias para a coleta. Semanalmente a equipe vai até a residência buscar o leite coletado.