Correio dos Campos

Entrega de medalhas marca solenidade alusiva ao Patrono da Polícia Militar

17 de maio de 2018 às 15:17

COMUNICAÇÃO/1º BPM – Policiais Militares de todo o Estado do Paraná participaram na manhã de hoje de solenidade alusiva à memória do Patrono da Corporação – Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento – para enaltecer seus feitos históricos, seu espírito de patriotismo e civismo.

Em Ponta Grossa, o evento ocorreu na sede do 2º Grupamento de Bombeiros e contou com a presença de diversas autoridades civis e, também, militares do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Durante a cerimônia, reconhecendo os bons serviços prestados por Oficiais e Praças da Corporação, 32 integrantes da Polícia Militar foram condecorados com medalhas de ouro, prata e bronze por terem completado, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de atividade policial.

Alunos e professores das Escolas Municipais Vereador Orival Carneiro Martins e Deputado Djalma de Almeida César também prestigiaram com entusiasmo toda a solenidade, que ao término contou com o desfile de viaturas representando todas as atividades desenvolvidas na região dos Campos Gerais.

História

O Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882, vindo para o Paraná em 1903.

Ingressou na Polícia Militar do Paraná, à época Regimento de Segurança, no dia 29 de julho de 1907, então com 25 anos de idade. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias no Estado. Durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre elas a “Medalha de Serviços Militares”.

Tomou parte na “Campanha do Contestado” e, durante a “Batalha do Irani”, em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, na tentativa de salvar seu Comandante, Coronel João Gualberto, foi ferido gravemente no olho direito. Sobrevivendo heroicamente à batalha, o Coronel Sarmento faleceu em 21 de abril de 1934.