Correio dos Campos

UEPG elege novos reitor e vice-reitor nesta quinta-feira

16 de maio de 2018 às 17:03
Foto: Arnaldo Alves / ANPr

IMPRENSA/UEPG – A comunidade universitária conhecerá, nesta quinta-feira (17), o reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que estarão à frente da gestão da instituição de 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022. O processo de escolha dos novos gestores da UEPG teve início na terça-feira (15), das 17h às 21h, nos polos de ensino a distância (EaD) e de Residência Técnica (Restec) e no campus de Telêmaco Borba. Nesta quinta, a votação ocorre nos campi Central e de Uvaranas e no Hospital Universitário, das 9h às 21h. A apuração dos votos ocorre a partir das 22 horas, no Cine Teatro Pax.

Duas chapas concorrem à eleição para a Reitoria da UEPG, com mandato de 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022. A chapa 1 (Somos UEPG) é composta pelos professores Miguel Sanches Neto (reitor) e Everson Augusto Krum (vice). Pela chapa 3 (UEPG – Transformar é preciso) tem os professores Marcelo Engel Bronosky (reitor) e Almir Nabozny (vice).

No total a consulta para escolha do reitor de vice-reitor da UEPG envolve 16,4 mil pessoas, entre professores, agentes universitários e estudantes. Na terça-feira, nos polos de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e no Campus de Telêmaco Borba, a eleição envolveu 4.834 estudantes. Nesta quinta-feira, vãos às urnas mais 11.310 eleitores. No Campus Uvaranas, vão votar 639 docentes; 677 agentes universitários; e 5.582 estudantes. As urnas localizadas no Campus Central vão receber os votos de 324 professores, 163 agentes universitários e 3.926 alunos. No HU, votarão 337 agentes.

Para docentes e agentes universitários, o voto é obrigatório; para acadêmicos, é livre. Para saber o local de votação, alunos, professores e agentes universitários devem acessar a página da Consulta à Reitoria e informar CPF ou Registro Acadêmico (RA). Nos locais de votação, precisarão apresentar documento oficial, com foto (identidade, CNH, passaporte, título de eleitor, etc.).

A votação é presencial e ocorre por meio de sistema eletrônico, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UEPG. Este é o quarto processo eleitoral para a Reitoria em que o sistema é utilizado. O programa se utiliza de um sistema de criptografia RSA de 2048 bits para a transmissão de dados, a mesma utilizada por bancos e instituições financeiras. A apuração é feita separando e atribuindo peso equivalente aos três segmentos (acadêmicos, agentes universitários e professores).