Correio dos Campos

Prefeitura conta com quase 900 vagas de estágio

A administração municipal é a maior empregadora de Ponta Grossa; 643 jovens estão contratados.
16 de maio de 2018 às 08:48
Foto: Victor217/Freepik

MILLENA SARTORI/Ponta Grossa – Mais de meio milhão de reais. Este é o investimento da Prefeitura de Ponta Grossa no programa Primeira Chance, que oferta 880 vagas de estágio nos mais variados setores da gestão municipal. Um levantamento divulgado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos aponta que, atualmente, 643 jovens estão contratados nas modalidades de ensino superior, ensino médio e ensino especial.

A pasta que possui o maior número de contratos é a Secretaria de Educação, com 250 estagiários de ensino superior, seguida pela Secretaria de Saúde, com 75 alunos de ensino superior e outros 131 do ensino médio. O programa é regulamentado pelo Decreto nº 12.946, que determina que as solicitações de contratação devem partir de cada secretaria municipal.

O prefeito Marcelo Rangel destaca o investimento da administração municipal na modalidade. “A Prefeitura é a instituição que mais emprega na cidade, e isso vale tanto para servidores [que hoje são cerca de 8.500], quanto para estagiários”, aponta Rangel, que também ressalta a geração de renda – para nível superior, por exemplo, a bolsa é correspondente a um salário mínimo.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Paulo Carbonare, avalia que oferecer estas oportunidades remove o paradigma do primeiro emprego. “Ao fazer estágio o aluno é qualificado e tem contato com a prática, o que o torna mais preparado para o mercado de trabalho. É uma experiência importante que enriquece tanto o profissional quanto a instituição, que passa a ter contato com as inovações vindas da academia”, pondera o secretário municipal.

Welington Monteiro foi estagiário na Secretaria de Fazenda durante o ensino médio e hoje trabalha na iniciativa privada. Ele conta que pretende prestar vestibular para a área. “Gostei de trabalhar com finanças e quero voltar para a Prefeitura como estagiário de ensino superior. Indico para todos os meus amigos”, afirma o jovem.

Processo seletivo

O processo de seleção é feito através da Sala de Qualificação Profissional da SMICQP, e a diretora do departamento, Kelyn Kris Gonçalves, explica que durante todo o ano a equipe recebe currículos para cadastro de reserva. “Nós fazemos a triagem dos profissionais, que passam por uma avaliação vocacional e técnica para atender às demandas das secretarias”, afirma a diretora.

Os interessados devem entregar seu currículo pessoalmente na Sala de Qualificação Profissional, que fica no quarto andar do Paço Municipal (Av. Visconde de Taunay, 950). Mais informações pelo telefone 3220-1370.