Correio dos Campos

IMM realiza atividade da Escola Restaurativa para alunas do Colégio Nossa Senhora da Glória

27 de abril de 2018 às 10:29

COM ASSESSORIAS – Discutir o universo feminino, as angústias, as dificuldades e as perspectivas futuras. Esse foi o tema do Círculo Restaurativo realizado recentemente no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória, em Ponta Grossa, pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). O colégio ingressou no projeto Escola Restaurativa neste ano.

Durante a atividade, que acontece por meio da prática circular e que contou com a presença de estudantes entre 12 e 14 anos, foram discutidos assuntos que tratam da vida da menina, da moça e da mulher na sociedade. A partir desta atividade, as alunas sugeriram que sejam trazidos outros temas, como depressão juvenil e família.

“Estamos apenas no início do projeto. Entendemos que temos um grande caminho a percorrer. As primeiras ações, como essa e as atividades que envolveram professores e funcionários já nos dão uma noção de como a Escola Restaurativa pode contribuir nas ações do dia a dia da escola”, afirma a diretora Cristiane de Figueiredo.

De modo geral, as Práticas Restaurativas envolvem a resolução de conflitos por meio do diálogo entre as pessoas envolvidas em uma situação de conflito, famílias quando necessário bem como a comunidade.

Os alunos participarão das práticas restaurativas e ainda serão contemplados com cursos ofertados pelo IMM, como a Oficina de Gastronomia, em parceria com a Unicesumar; Oficina de Mídia e Blogs, realizado via parceria com o Jornal da Manhã, aulas de informática presenciais ofertadas pelo Expresso Mundo Melhor e ainda a Feira de Profissões que é realizado juntamente com a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg).