Correio dos Campos

IMUNIZAÇÃO – Campanha contra Influenza inicia na segunda-feira (23)

Todas as Unidades Básicas de Saúde irão vacinar, sendo 17 fixas e 33 rotativas.
20 de abril de 2018 às 14:48

IMPRENSA/Ponta Grossa – A época propícia para a circulação do vírus da Influenza chegou – e com ela a campanha para combater a doença. Na próxima segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do departamento de Atenção Primária e do setor de Imunização, iniciará a aplicação das vacinas no público-alvo. O período de campanha se estende até dia 1º de junho, das 9h às 16h.

Este ano a SMS ampliou os locais de vacinação: além de 17 salas fixas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), as equipes também irão vacinar em outras 33 UBS. O público-alvo são crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e doentes crônicos, e todos deverão levar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS. Já os pacientes acamados receberão a visita das equipes em seus domicílios. O cronograma já está pré-determinado.

As salas que estão localizadas em pontos estratégicos, como por exemplo as de Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia, receberão reforço de equipes, tendo duas salas vacinando. Já as salas rotativas receberão as vacinas três vezes durante os 90 dias de campanha. “As vacinas concentradas nas 17 UBS passam a ser aplicadas a partir de segunda (23), já as salas rotativas iniciarão a aplicação a partir de terça-feira (24), e a própria unidade irá informar os moradores que são atendidos por ela. A intenção é desafogar as 17 salas fixas e garantir que a população-alvo tenha acesso à aplicação”, comenta o secretário adjunto de Saúde, Robson Xavier.

A população que não conseguir se vacinar em uma das 33 salas de vacina, localizada nas UBS mais próxima de casa, nas três datas pré-agendadas, poderá ir em qualquer uma das salas fixas.

“Sala de vacina não tem limitação de território, sendo assim, a pessoa que perdeu os dias da vacina perto de casa poderá se dirigir a qualquer outra para ser imunizado”, destaca a enfermeira Michele Rodrigues.

Professores

Os professores serão vacinados somente nas UBS com salas de vacinas fixas, ou seja, em uma das 17 espalhadas pela cidade. Eles já foram informados através da sua direção.

Os professores devem levar um documento com foto, bem como a declaração fornecida pela SMS para as escolas, colégios, universidades e faculdades, e o cartão SUS. Esta declaração está disponível no site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

A meta de vacinação para 2018 é de 88 mil pessoas dentro do público-alvo. O abastecimento das vacinas é feito através do Ministério da Saúde.

Unidade Básicas de Saúde com sala de vacina fixa

UNIDADES DE SAÚDE / ENDEREÇO

1. Abrahão Federmann (Ana Rita) Rua XV de Setembro, s/nº
2. Antonio Russo (Centro) Rua Saldanha da Gama s/n (quase esq. c/ Balduíno Taques)
3. Antonio Saliba (Pq Sabiá) Rua Siqueira Campos
4. Clyceu C. de Macedo (Santa Terezinha) Rua Papoula, s/nº (próx. à escola)
5. Cyro de Lima Garcia (Oficinas) Rua D. Pedro I (lado do terminal- antigo CAS)
6. Egon Roskamp (Santa Paula) Rua Castanheira, 216
7. José Carlos Araújo (Cará-Cará) Rua Quatorze Bis, s/nº (ao lado da escola)
8. Júlio Azevedo (Vila Vilela) Rua Des. Lauro Lopes esq. Bento Munhoz da Rocha
9. Lauro Müller (Santa Maria) Rua Tucano s/nº
10. Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) Av. General Carlos Cavalcanti (lado do terminal – antigo CAS)
11. Madre Josefa Stenmanns (V. Princesa) Rua Bituruna, s/n – Vila Princesa
12. Nilton Luiz de Castro (Tarobá) Rua Alfredo Bochnia s/n (fundos da creche)
13. Roberto de Jesus Portela (Ronda) Rua Cruzeiro do Oeste (junto à escola)
14. Romulo Pazzinato (Nova Rússia) Rua Prof. Campos Melo – ( antigo CAS)
15. Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças) Rua Aguinaldo Guimarães da Cunha s/n

ZONA RURAL

16. Biscaia Distrito de Itaiacoca
17. João de Oliveira Bello (Guaragi) Rua Tibúrcio Pupo, 95