Correio dos Campos

Parceria com faculdade garante horário estendido e laserterapia mamilar para mães

9 de abril de 2018 às 17:54

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde de hoje (9) a direção do Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira fechou parceria com a Faculdade Cescage para ampliar o atendimento do Banco de Leite Humano. Antes o atendimento era das 8h às 14h de segunda a sexta-feira, agora passará a ser nas segundas, quartas e sextas das 8h às 18h30.

A parceria também garante um tratamento inovador para as mães que sofrem com fissuras mamilares. Nos dias com horários estendidos também serão feitas sessões de laserterapia nessa região. “Laserterapia é um tratamento inovador para cicatrização de fissura mamilar. Diminui a dor e acelera a cicatrização. O procedimento pode ser utilizado também para estímulo das glândulas mamárias na produção de leite”, comenta a diretora do Hospital, Raquel Mocelin. As mães que tiverem interesse no tratamento ou quiserem tirar dúvidas basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano, através do 3219-8060 e agendar sua sessão.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano recebe mensalmente 100 litros de leite de 90 doadoras. Esse leite, após ser pasteurizado, é distribuído para os hospitais e utilizado principalmente nas UTIs neonatais para os recém nascidos prematuros e/ou de baixo peso que não sugam, infectados, portadores de imunodeficiência ou outras condições de risco.
Para ser doadora, a mãe deve ter leite excedente, estar amamentando o seu bebê, ser saudável, não ser tabagista ou etilista e não fazer uso de drogas ilícitas. Será feito um cadastro, fornecido o material e orientações necessárias para a coleta. Semanalmente uma funcionária do Banco de Leite Humano irá até a residência da doadora buscar o leite coletado.

Fissuras Mamárias

Além de todos os benefícios nutricionais e motores que a amamentação traz, o vínculo estabelecido entre mãe e filho são muito importantes para sua formação emocional. O início da amamentação, no entanto, pode ser um tanto conturbado e algumas mamães apresentarem desconforto, fissuras, dor e sangramento nos mamilos. Esta condição não é normal e pode ser revertida principalmente através de orientações sobre a posição correta do bebê pegar o peito, higiene dos seios após as mamadas, tratamento de fungos e outras condutas que removem a causa das fissuras.

Laserterapia em fissura mamilar

Em mamilos lesionados, a Laserterapia entra como coadjuvante no tratamento por promover a aceleração da cicatrização, analgesia e modular a inflamação. Poucas aplicações já permitem o restabelecimento da amamentação. A aplicação do Laser é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Em média de 4 a 8 sessões são necessárias, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor a resposta clínica.