Correio dos Campos

Centro de Treinamento recebe palestrante da Nova Zelândia

Alunos, produtores e integrantes da comunidade acompanharam palestra sobre melhoramento genético em ovinos.
5 de abril de 2018 às 17:52

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), cedeu a utilização do Centro de Treinamento e Capacitação de Produtores Rurais (CTCPR) para a Empresa Júnior de Zootecnia (EJZ) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizar uma palestra com o tema Melhoramento Genético em Ovinos: Seleção por Desempenho. O evento foi ministrado pela zootecnista Dayanne Almeida, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fazenda Wairere, localizada na Nova Zelândia.

O CTCPR fica à disposição dos produtores, acadêmicos e comunidade em geral para a utilização do espaço, como comentou o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira. “Fico muito feliz por ver esse espaço cheio e gostaria de fazer um lembrete: esse espaço é de vocês, é nosso. Podem estar cientes que amanhã poderão ser vocês os palestrantes aqui nesse palco, ou até mesmo os produtores que assistirão a essas conferências”, explanou Vieira.

Felipe Marteloti é produtor de ovinos, bovinos e frango há dois anos e acompanha as palestras no Centro desde que adquiriu a sua propriedade. “Quando assumi o local em que produzo não haviam ovinos, apenas gado, implementamos o carneiro e sempre estudamos a evolução desse animal para produzirmos em larga escala. Por isso acredito que esses eventos só têm a contribuir para o desenvolvimento do negócio. Temos que aprender tudo o que pudermos, porque a propriedade rural é uma empresa; você não pode pensar só na produção de subsistência, é necessário atingir um patamar em que seja possível pagar os custos e ter lucro”, relatou Marteloti.

Palestra

Segundo o Coordenador de Produção Animal da Fazenda Escola da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, a EJZ tomou a iniciativa de trazer a palestrante para Ponta Grossa. “A Dayanne fará 23 palestras pelo Brasil durante essa visita. Para realizarmos esse evento nós convidamos os alunos para que utilizassem o Centro de Treinamentos com o intuito de trazer também o produtor rural até o local. Essa interação é muito positiva, já que o propósito da palestra é promover o fomento, ações e difusão de tecnologias, por isso a junção da Prefeitura foi muito importante e, com isso, ainda divulgamos esse espaço que é do próprio produtor”, explicou Santos.

Dayanne acredita que as palestras são motivacionais e servem de inspiração aos produtores e alunos que assistem. “A Nova Zelândia é uma referência e tem um conceito de produtividade que pode ser seguido e aplicado no Brasil. A minha função é fazer o pessoal entender que é possível aplicar essas ações aqui, além de que a iniciativa de unir acadêmicos e produtores é muito boa, visto que o ambiente do Centro é mais tranquilo é já é de costume de quem frequenta”, finalizou a palestrante.

Representantes do Sindicato Rural e Sociedade Rural também participaram do evento. Os alunos do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) também se fizeram presentes e acompanharam a palestra.