Correio dos Campos

Transporte coletivo é tema de reunião na ACIPG

Ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, discorreu para diretores.
3 de abril de 2018 às 18:19

COM ASSESSORIAS – Na primeira segunda-feira do mês de abril (2) a Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, o professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Roberto Gregorio da Silva Júnior que a convite da instituição vieram discorrer sobre o tema transporte coletivo. Também fizeram parte do encontro o presidente do Conselho Municipal de Transporte, Elmiro Bobek e do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Roberto Pelissari.

Silva Júnior apontou que diversos fatores incidem diretamente na mobilidade urbana e na tarifa de transporte coletivo. Segundo ele, a redução de passageiros no transporte coletivo, o crescimento da frota de carros e motocicletas, os danos à saúde em geral, traumas e mortes, a concorrência com sistemas de transporte compartilhado e por aplicativos, bem como a visão do transporte como direito social.

O especialista apontou fatores pontuais em Ponta Grossa, como a sobreposição de linhas nos corredores, o uso de rodovias e grandes distâncias para ir a bairros distantes, a falta de adequada pavimentação como o aumento do conflito entre os ônibus e demais usuários das vias. “Além disso, um fator importante é a pressão sobre a tarifa devido as gratuidades e descontos, proximidade de pontos de parada e diminuição da demanda”, atestou o professor da UFPR.

Fruet fez uma explanação de como funcionava o sistema de transporte coletivo em Curitiba em seu mandato. O ex-prefeito explicou para os diretores sobre as medidas implementadas, que deram certo, auxiliando na economia, mas também se aproximando do usuário, através da transparência. “Abrimos os dados do transporte coletivo em Curitiba, isso ajuda na fiscalização, bem como, para que tem tenha um controle mais efetivo. Curitiba foi a primeira cidade a abrir os dados através de um aplicativo. Em todos os ônibus as pessoas podem fazer o controle pelo celular, com erro de até um minuto e abrir as imagens do centro de monitoramento. Abrimos todas as informações”, disse.

Douglas Taques Fonseca, presidente da ACIPG, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de um estudo aprofundado sobre o transporte coletivo em Ponta Grossa. Ele comenta que o valor da tarifa incide no empresariado através do vale-transporte. “A ACIPG continuará sendo um espaço para discussões e estudos sobre o transporte coletivo municipal. Temos que estar preparados para quando um novo contrato de concessão seja proposto pelo Poder Executivo”, finaliza Fonseca.