Correio dos Campos

Ações da Guarda Municipal recuperam 9 veículos furtados

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública apontou nove ocorrências de recuperação de veículos furtados de janeiro a março desse ano.
2 de abril de 2018 às 18:19

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) fechou, nessa semana, o levantamento trimestral de veículos recuperados em ações da Guarda Municipal. Ao todo, nove automóveis furtados foram localizados e encaminhados no período para que fossem tomadas as providências cabíveis.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, essas situações atendidas pela Guarda Municipal são frutos de uma série de abordagens efetuadas pelos agentes do município em diversas frentes. “O trabalho da Guarda Municipal tem sido muito eficiente nesse sentido e sua realização inclui diversos fatores, desde o trabalho em inúmeras ações ostensivas, a troca de informações com outras forças de segurança até a contribuição da comunidade, que participa através de denúncias ao nosso fone 153”, declara.

Além disso, o preparo constante da Guarda Municipal também é apontado como determinante no sucesso da localização dos veículos pelas equipes. É o que afirma o comandante da GM, Edson Witek. “O êxito dos nossos Guardas Municipais nesses casos se deve, também, ao treinamento focado na percepção de atitudes suspeitas e na abordagem técnica e precisa. Com isso, é possível garantir a segurança não só da população, mas também dos agentes que realizam o acompanhamento e o encaminhamento das ocorrências”.

Ações coordenadas

De acordo com levantamento realizado pela SMCSP, os registros do mês de março apontam 6 carros e 3 motos recuperadas. Dentre essas situações, a última ocorrência registrada pela Guarda Municipal aconteceu na segunda-feira (25), quando um indivíduo foi preso pela equipe Romu – Bravo –, na avenida Anita Garibaldi. O suspeito já havia se evadido em ação realizada pelo Getam anteriormente e, percebendo a aproximação dos agentes da Romu, tentou fugir outra vez. Porém, ele acabou sendo preso e encaminhado, após intensa perseguição, para a delegacia da 13ª SDP sob acusações de embriaguez, dano ao patrimônio, lesão corporal, desacato, desobediência e direção perigosa. Com ele, a Guarda Municipal recuperou um veículo Ford Focus com placas clonadas e que havia sido roubado no início de março em Curitiba.

Para o secretário Ary Lovato, a localização de veículos furtados se torna fator extremamente relevante no combate ao crime. “O furto de automóveis decorre, em grande parte, da pretensão em facilitar a fuga desses criminosos e dificultar a sua identificação por parte dos órgãos de segurança”, explica Lovato. “No entanto, nós temos nos antecipado, através de troca de informações de inteligência e da utilização da tecnologia de monitoramento, por exemplo, e conseguido encontrar essas pessoas e esses veículos. Isso demonstra que nossas ações estão sendo acertadas e por isso, continuaremos esse trabalho, inclusive reforçando as operações ostensivas e de fiscalização desempenhadas em conjunto com outras forças de segurança”, finaliza Lovato.