Correio dos Campos

FAMÍLIA ACOLHEDORA: Serviço retomado há 8 meses já tem 20 inscritos

26 de março de 2018 às 18:52

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, relançou em julho do ano passado, o serviço ‘Família Acolhedora’, que tem a proposta de garantir um acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do convívio familiar, garantindo a vivência de um saudável acolhimento familiar até que seja definida, em caráter permanente, a condição do jovem, com a reintegração familiar ou a adoção. Com pouco mais de 8 meses, o serviço já conta com 20 famílias inscritas.

Mãe de três filhos e esperando seu quarto, Edilaine Maiara da Silva e sua família, foi uma das primeiras a acolher uma criança. “Faz quatro meses que estamos com ela, e está sendo maravilhoso. Ela já está adaptada as rotinas familiares, foi mais tranquilo do que nós imaginávamos. Cada criança tem sua personalidade, com ela não foi diferente”, destaca Edilaine.

Hoje, cinco famílias estão aptas a acolher as crianças e adolescentes, quatro já estão com crianças acolhidas e 15 estão passando pelo processo de capacitação. “Estão habilitadas para este programa apenas as crianças e adolescentes afastadas temporariamente do convívio familiar, não aquelas que estão aguardando adoção permanente. Com isso, a proposta é minimizar o período em que estas crianças e adolescentes passam em acolhimento institucional”, destaca a Assistente Social e coordenadora do serviço Família Acolhedora, Lucélia Andrade Shmigel.

Nessa nova fase do Programa, o Município é responsável por realizar a triagem das famílias interessadas em participar. Essa seleção acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além de uma equipe técnica que será responsável pelo acompanhamento das famílias participantes. Depois de selecionadas pela Prefeitura, as famílias serão encaminhadas para avaliação e decisão final por parte da Vara da Infância.

“Estamos muito ansiosos, principalmente minhas duas filhas. Vi o serviço, me interessei, repassei para meu marido e fomos atrás. Agora vamos passar pela capacitação e logo estaremos aptos a acolher uma criança ou um adolescente. Será uma experiência ótima para toda nossa família e tenho certeza que para quem estiver conosco também”, comenta uma das novas cadastradas no serviço, Agra Karen Augusto.

Na tarde dessa segunda-feira (26), o serviço ‘Família Acolhedora’ preparou uma tarde especial para as famílias já aptas e para as novas também. Foi um momento de integração entre os familiares, onde foram tiradas diversas dúvidas e troca de experiências.