Correio dos Campos

Estação Saudade terá Museu Ferroviário

Projeto de restauro do patrimônio foi discutido hoje (26) na Prefeitura.
26 de março de 2018 às 21:03

MILLENA SARTORI/Ponta Grossa – Na tarde desta segunda-feira (26) foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal com representantes do sistema Fecomércio/Sesc/Senac – instituições responsáveis pelo restauro e revitalização da Estação Saudade, conforme disposto na lei de concessão municipal nº 12.465/2016. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, apresentou o Museu Ferroviário, que deverá integrar a estrutura do espaço e receberá doações da população visando o resgate histórico das ferrovias do Paraná.

Sobre as obras, Piana explicou que elas dependem de autorização dos órgãos culturais do Estado para que na sequência sejam licitadas. A previsão de entrega é o último trimestre de 2019. Na ocasião, o prefeito Marcelo Rangel lembrou que quando assumiu a gestão municipal, em 2013, a Estação era um lugar utilizado como ponto de tráfico de drogas. “Quando assumimos o local estava abandonado, e desde então começamos o processo de recuperação de todo o Quadrilátero Histórico”, apontou Rangel.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destacou o Quadrilátero – que engloba desde a Estação Saudade até o Mercado Municipal – como vetor de desenvolvimento comercial e turístico. “Ponta Grossa passa a ser um novo polo a partir desses dois grandes patrimônios sendo reativados e entregues para a população como instrumentos de progresso e história da cidade”, avaliou Carbonare.

A vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, também ressalta o valor turístico da região central. “Muitas pessoas têm suas histórias ligadas ao Quadrilátero Histórico de Ponta Grossa, e entregá-lo novamente às famílias ponta-grossenses é um sonho muito antigo de todo o município”, aponta Elizabeth.

O presidente do Sindilojas/PG, José Loureiro, indicou os benefícios para o comércio e o setor de serviços. “Cursos serão promovidos na Estação Saudade, que atrairá pessoas de outras cidades. Estas, virão gastar no nosso comércio, usar os nossos serviços e mostrar que esse projeto é um diferencial para Ponta Grossa”, frisou Loureiro.

Também participaram da cerimônia Everson Nunes Furtado (gerente executivo do Sesc), Meri Terezinha Messias Teixeira (gerente executiva do Senac), Ernani Buchmann (consultor de marketing e coordenador de jornalismo da Fecomércio), Sigismundo Mazurek (Fecomércio), os vereadores Mingo Menezes e Geraldo Stocco, Ary Lovato (secretário municipal de cidadania e segurança pública), Ciro Ribas (presidente do Iplan), Mauricio Silva (secretário de governo), Edgar Hampf (diretor do Procon), Edson Witek (comandante da Guarda Municipal) e os diretores da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional Tônia Mansani e Adilson Strack.

Museu Ferroviário e livro histórico

Destacando Ponta Grossa como um importante entroncamento rodoferroviário brasileiro, o museu que será instalado no prédio do patrimônio está aberto a doações de toda a população, que pode fornecer tanto materiais e objetos quanto notícias, documentos e fotografias relativas às locomotivas. A identidade dos doadores será preservada e exposta na sala-museu, que deve ser inaugurada juntamente com o restauro da Estação Saudade – prevista para o final de 2019. Os interessados em doar patrimônios devem procurar a unidade ponta-grossense do Sesc (Rua Theodoro Rosas, 1247)

Outra novidade anunciada é a produção de um livro sobre a história da Estação Saudade, que está sendo produzido pelo escritor Miguel Sanches Neto, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O lançamento deverá ser feito junto à inauguração da estrutura revitalizada.