Correio dos Campos

Prefeitura lança Observatório do Turismo de Ponta Grossa

Observatório funcionará como ferramenta para gestão e desenvolvimento do turismo, com monitoramento e análise do fluxo turístico em PG.
23 de março de 2018 às 18:29
Lançamento contou com a presença de representantes do trade turístico e da Paraná Turismo.

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), realizou hoje o lançamento do Observatório do Turismo de Ponta Grossa, como uma ferramenta para gestão, planejamento e monitoramento do fenômeno turístico de Ponta Grossa. Através do monitoramento e análise de dados, serão obtidos indicadores sobre ocupação hoteleira, arrecadação de impostos do setor, números de embarque e desembarque, perfil do turista, entre outras informações.

“Com o Observatório, será possível obtermos gráficos, números, indicadores econômicos e uma série de dados sobre a área do turismo em Ponta Grossa. Estes números irão beneficiar todo o trade turístico, com possibilidade de traçar melhor as estratégias de ação da nossa rede hoteleira, gastronômica, turística e da própria Prefeitura. Por isso hoje estamos reunidos aqui, poder público, mas também representantes da ACIPG, do Convention Visitors Bureau, Adetur Campos Gerais e outros integrantes do Comtur [Conselho Municipal de Turismo]”, destacou a vice-prefeita e presidente do Fumtur, Elizabeth Schmidt.

Através da coleta de dados, o Observatório deve identificar os potenciais e as carências do setor turístico, como forma de nortear e auxiliar o poder público, a iniciativa privada e as entidades de classe nas tomadas de decisão referentes ao turismo e eventos. Poderão ser identificados dados como perfil dos hóspedes e turistas, sua origem, motivações de viagem, permanência na cidade, entre outras variáveis.

“Estamos acompanhando Ponta Grossa e a criação desse Observatório, a iniciativa à frente da formação do Fórum G11, a Lei de Incentivo ao Turismo, e diversas outras ações, indicam que o município está saindo na frente, sendo um dos poucos com visão estratégia do setor turístico, criando o plano Ponta Grossa Turística. Outros municípios paranaenses começam agora a se espelhar no exemplo de Ponta Grossa. O Observatório será uma importante ferramenta, porque faltam dados para os gestores planejarem investimentos nessa área”, avaliou o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes.

Manual de identidade visual

Além do lançamento do Observatório de Turismo, a Fumtur também realizou o lançamento do Manual de Identidade Visual da Fundação. Pensando em fortalecer as marcas turísticas do Município, – Fumtur, Comtur e Ponta Grossa Turística – o Manual apresenta as indicações de uso das marcas para aplicação em materiais de divulgação de eventos parceiros. “A marca é a nossa cara, se não zelarmos, o que ela representa pode acabar perdendo a credibilidade. Um manual de identidade visual se mostra uma ferramenta importantíssima para fortalecer as ações turísticas parceiras da Fumtur”, parabenizou Gimenes.

Representantes

Na reunião, acompanhada também pelo prefeito Marcelo Rangel, estiveram presentes outros integrantes da Fumtur, representantes da ACIPG, do Convention Visitors Bureau, Adetur Campos Gerais, Conselho Municipal de Turismo, vereadores Sargento Guiarone e Celso Cieslak, entre outros.