Correio dos Campos

A pedido de Felipe Passos, crucifixo é recolocado na Câmara de PG

Vereador apresentou sugestão ao presidente da Casa de Leis, Sebastião Mainardes, que concordou com a realocação do símbolo no plenário.
23 de março de 2018 às 14:55

COM ASSESSORIAS – A Câmara Municipal de Ponta Grossa voltou a contar com um crucifixo ao lado da tribuna. O símbolo foi novamente fixado no local durante esta semana após um pedido do vereador Felipe Passos (PSDB). A sugestão do tucano foi aceita pelo presidente da Casa de Leis, Sebastião Mainardes (DEM).

Sobre o pedido, Passos defendeu que, mesmo o Estado sendo laico, “o próprio povo tem uma histórica, uma cultura e uma religião”. “Se acolhêssemos a ideia de retirada de símbolos religiosos sob o argumento de ser o Estado laico, seria necessário também extinguir feriados nacionais religiosos, abolir símbolos nacionais, modificar nomes de cidades e até alterar o preâmbulo da Constituição Federal”, pondera o parlamentar.

Na visão de Felipe Passos, textos legislativos do país têm valores morais e a interpretação chave dos mesmos também contam com valores cristãos. “O crucifixo na parede é uma lembrança e símbolo civilizacional, até mesmo para quem olhar para ele sendo de outra religião ou sem uma religião”, defende o vereador.

O vereador cita ainda um artigo de autoria do Papa Emérito Bento XVI sobre a origem do ordenamento jurídico ocidental. “O Papa diz que esse ordenamento é uma união de movimento filosófico estoico com o movimento jurídico romano, dando origem a base do ordenamento jurídico ocidental que temos hoje”, explica. Na visão de Passos, o próprio Cristianismo está presente nos princípios morais, integrando até mesmo os princípios de ateus e ou agnósticos.

Felipe citou ainda decisões do Poder Judiciário e de outros legislativos que levaram em conta o exemplo da “injustiça cometida contra Jesus” como argumento para manter o crucifixo. “O crucifixo em espaços como a Câmara ou nos tribunais é uma importante advertência para legisladores e magistrados sobre a responsabilidade das ações tomadas nesses locais, até mesmo diante da injustiça histórica representada pela história de Jesus”, sugere Felipe.

Passos ainda ressaltou a disponibilidade do presidente da Casa de Leis em aceitar o pedido. “Agradeço desde já a abertura e diálogo do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes, que acolheu com muita estima meu desejo de recolocarmos o crucifixo que havia sido retirado há um tempo do plenário”, conta o vereador.