Correio dos Campos

Projeto ‘Cidadania nas escolas’ integra mais de 1200 crianças na escola Aldo Bonde

Com mais de 1200 alunos, a escola foi a primeira a participar do projeto esse ano. Todos os estudantes receberam palestras sobre a atuação da Guarda Municipal e discutiram assuntos como corrupção, vandalismo, drogas, pichação.
22 de março de 2018 às 15:20

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) concluiu, na última semana, o ciclo de palestras do projeto ‘Cidadania nas Escolas’ na General Aldo Bonde em Uvaranas. Durante cerca de um mês, a equipe do Departamento de Cidadania da SMCSP realizou apresentações sobre o papel da Guarda Municipal e discutiu assuntos como corrupção, vandalismo, drogas e pichação junto com as mais de 1200 crianças da instituição de ensino. “É um trabalho de conscientização muito amplo, onde as crianças atuam diretamente como disseminadoras desse conhecimento nas suas famílias. Isso aproxima a segurança pública das comunidades e incute o sentimento de que todos somos parte integrante de uma sociedade mais justa e segura”, declara a diretora do departamento Marielli Montes.

A instituição, que teve a estrutura reformada e ampliada em 2016, sofria nos últimos anos com o vandalismo no período de férias, quando diversos vidros eram quebrados. É o que conta a diretora da instituição, a professora Cleonice dos Santos, que percebeu uma diminuição no problema desde o início dos trabalhos da SMCSP . “Nós temos janelas com vidros pequenos e, em certa ocasião, chegamos a contar aproximadamente 100 deles quebrados.

Esse ano, praticamente não tivemos esse problema e acredito que grande parte se deve ao trabalho do projeto. As crianças adoram a visita dos guardas e se interessam muito pelas palestras. Isso contribui para o cuidado com a escola por parte da comunidade”, aponta.

Homenagem – Com a conclusão dos trabalhos na instituição, a equipe do Departamento de Cidadania recebeu uma homenagem da comunidade escolar, que realizou a entrega de certificados de agradecimento aos guardas municipais e à diretora do departamento pelos trabalhos prestados. “Nossas crianças ficam muito felizes com as atividades realizadas por eles e, pensando em como agradecer, percebemos que um certificado seria ideal para demonstrar a nossa gratidão”, afirma a diretora Cleonice de Fátima.

“Ficamos muito contentes em perceber o quanto as atividades do projeto estão sendo valorizadas. Isso nos dá o suporte para continuarmos inovando e trazendo discussões que podem contribuir para a formação dessa e das próximas gerações”, ressalta a diretora de Cidadania, Marielli Montes.

Para o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, o gesto demonstra a adesão que as iniciativas educativas e de proximidade podem gerar junto à população. “As atividades da SMCSP têm sido pautadas tanto na qualidade técnica e tática, como na constituição de uma equipe que trabalha próximo da população e em diversas frentes. É muito importante receber esse retorno da comunidade, pois é para ela que buscamos diariamente oferecer um serviço mais eficiente, humano, e isso indica que estamos no caminho certo”, finaliza Lovato.