Correio dos Campos

Defesa do Programa MCMV acontece em Brasília

Membro do Núcleo ACIPG defende interesses dos pequenos construtores.
12 de março de 2018 às 18:22

COM ASSESSORIAS – Na última semana, o ponta-grossense Fabiano Gravena Carlin, diretor de Comunicação da Associação Paranaense de Construtores, oriundo do Núcleo de Construtores (APC), do Programa Empreender, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e vice-diretor administrativo da Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC) esteve em várias reuniões em Brasília, juntamente com outros membros da diretoria da federação. Eles se reuniram com representantes da Caixa, Banco do Brasil (BB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para tratar de assuntos referentes à continuidade do Programa Minha Casa. Minha vida.

Gravena relata que o vice-presidente da Caixa, Nelson de Souza, afirmou que todas as modalidades de financiamento operam normalmente. Segundo ele, para fomentar o Programa Minha Casa Minha Vida, a FENAPC apresentou à Caixa e ao Conselho Curador do FGTS algumas sugestões. “Pedimos que aumente o prazo de pagamento para 40 anos, além de uma linha de financiamento diferenciada para pagamento de documentação da compra do imóvel, bem como o aumento da faixa de renda para efeitos de cálculo do subsídio do governo”, explicou.

No encontro com o Banco do Brasil, a FENAPC debateu sobre a questão de drenagem de águas pluviais em vias sem pavimentação definitiva. De acordo com Gravena foi entregue um documento ao BB solicitando que seja considerado como solução de drenagem de águas pluviais, o escoamento superficial nas vias sem pavimentação, desde que as vias não apresentem sinais de erosão grave. “Nesta segunda-feira (12) o BB terá uma reunião com o Ministério das Cidades e o agente operador do FGTS para ter um parecer sobre esta questão”, relata.

Na CNM foi solicitado apoio para a prorrogação ou suspensão da exigência de asfalto a partir de 2019 para construção de imóveis do Minha Casa Minha Vida. A Confederação se mostrou solidária à causa e solicitou um documento da FENAPC para que possa reforçar o pleito por meio das influências políticas que possui. “Conseguimos ainda uma reunião com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que por ter assumido recentemente a Pasta, ainda está estudando a situação. Na próxima semana, a FENAPC deve ter uma posição mais clara sobre o assunto já que uma nova reunião está marcada em Brasília”, disse Gravena.

Gravena comentou que durante os dois dias de agendas em Brasília, a FENAPC teve contato ainda com vários parlamentares para a formação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Moradia Digna. A Frente tem data prevista de lançamento para 11 de abril e vai representar a categoria no Congresso Nacional. “O objetivo principal em todas estas visitas foi articular pela manutenção do Programa Minha Casa. Minha Vida, pelo governo federal”, finaliza.