Correio dos Campos

Saúde e Educação se reúnem para realizar trabalhos dentro das escolas municipais

8 de março de 2018 às 13:55

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta semana, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Educação (SME) se reuniram para dar continuidade nas ações do Programa Saúde na Escola. Esta iniciativa foi criada pelo Governo Federal para incentivar os municípios brasileiros a adotarem ações em prol das crianças nas escolas. São 12 ações estratégicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Durante a reunião foi priorizado, considerando o perfil das crianças nos Centros Municipais Educação Infantil (CMEIs) e nas Escolas de Ensino Fundamental e as principais necessidades, ações de combate à dengue, de combate obesidade infantil e vacinação.

Em Ponta Grossa o público previsto para realizar as atividades é de cerca de 30 mil crianças. “As crianças têm um papel importante na multiplicação das informações, sabemos que as informações repassadas a elas chegam diretamente aos pais com muita facilidade, isso ajuda as famílias mudem seus hábitos de vida”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Robson Xavier.

A parceria entre as duas secretarias se dá através dos técnicos da SMS que irão até as escolas para desenvolver os três temas. “Integração entre diretor da escola e a Equipe de Saúde da Família é fundamental, para que possam, juntos, identificar qual ação será a necessidades das crianças”, ressalta Xavier. Outros temas podem abordados, dependerá de cada realidade escolar. Segundo Robson, essas ações já acontecem no município, mas agora será potencializada, ampliando o escopo e o público beneficiado também.