Correio dos Campos

Cultivar Energia: Plantio inicial das mudas será neste sábado

7 de março de 2018 às 18:11

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta quarta-feira (07) a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizou uma reunião para definir os preparativos da cerimônia que dará início ao programa Cultivar Energia. O evento acontecerá sábado (10), às 10 horas, na horta comunitária do Conjunto Habitacional Costa Rica, onde haverá um plantio simbólico de mudas com explicações técnicas aos moradores de como realizar a manutenção do local.

Em parceria com a SMAPA a iniciativa para a realização da horta comunitária contou com o apoio da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Considerado um projeto-piloto no Paraná, é a primeira vez que há a união da Copel com um órgão público para a realização do programa Cultivar Energia.

O secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira, comenta a participação da Prolar e SMAPA no Cultivar Energia. “A Companhia de Habitação deu andamento ao programa e realizamos essa parceria porque a Prolar precisava de apoio na parte técnica para viabilizar a horta. Deixamos tudo pronto à disposição da comunidade, a parte dos serviços públicos já está feita, mas ainda assim acompanharemos o trabalho realizado pelas famílias”, explica Vieira que ainda parabeniza a comunidade pela participação.

Para o presidente da Prolar, Dino Schrutt, a expectativa da Companhia é realizar a expansão do programa. “Com a implantação desse projeto-piloto e dependendo do envolvimento, integração e interação da comunidade, mostraremos para os participantes como vai funcionar e assim estimularemos a comunidade para realizarem um trabalho em grupo como é nesse caso a horta comunitária para a produção do seu próprio alimento. Caso os resultados sejam positivos, com total certeza implantaremos em outras localidades na cidade de Ponta Grossa”, espera Schrutt.

Marines Viezzer é assistente social na Prolar e realizou o cadastro das famílias que participarão do programa. “Demos o pontapé inicial para a realização do Programa com o cadastro dos participantes e temos como intuito promover uma melhora na qualidade de vida das famílias através da ingestão de alimentos saudáveis. Além de que também será possível realizar a venda dos produtos excedentes gerando renda para a comunidade”, comenta Marines.

Cultivar Energia

Há três anos o programa começou a ser viabilizado. Após a sinalização positiva para a ação, os trabalhos já foram iniciados e, com isso, as reuniões começaram a acontecer, como relata Gianna Banati, uma das responsáveis da SMAPA que está acompanhando o Cultivar Energia desde o começo. “A Copel já tem esse programa em outras localidades, queremos nos tornar referência no Paraná, visto que é a primeira vez em que há o envolvimento da Prefeitura nessa ação. Atualmente estamos em um processo de implementação do reservatório da Sanepar, nossa outra parceira, com o intuito de regar as mudas”, adianta Gianna.

Eldo Berger ficou responsável pela manutenção primária da área, que desde janeiro recebe a atenção da SMAPA com limpeza, recuperação de solo, entre outras atividades. “Já fizemos os canteiros para podermos plantar as mudas; serão cerca de mil mudas plantadas neste sábado como um demonstrativo para a população, estaremos auxiliando e instruindo as famílias”, relata Berger que ainda completa como será a distribuição das mudas. “Em 15 e 20 dias as famílias receberão as mudas do programa Horta em Casa que foi lançado no último dia 5 e auxiliará cerca de 250 famílias por semana”, finaliza o responsável.