Correio dos Campos

Secretaria de Cidadania e Segurança terá Guia de Acessibilidade em eventos

2 de março de 2018 às 14:58

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Procon e o Departamento de Cidadania, ambos parte da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, concluíram a produção de um Guia de Acessibilidade em Eventos. De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Fernando Guimarães Lovato, trata-se de uma nova iniciativa voltada para a inclusão social e a normatização de um setor com graves lacunas: “esse Guia é uma ferramenta para orientar os promotores de eventos, especialmente os de grande porte, no esforço de inclusão e adequação dos espaços para as pessoas com deficiência”. Ainda segundo o secretário, como eventos têm uma massa considerável de público, a adoção das medidas previstas no Guia de Acessibilidade também contribui para garantir a segurança das pessoas com deficiência.

O Guia foi elaborado em conjunto pela Coordenadoria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e pelo Departamento de Cidadania, da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. O coordenador do Procon e idealizador do Guia, Edgar Hampf, revela que a necessidade de uma normatização clara para esse setor é também um fator de respeito ao consumidor: “tratamos usualmente do consumidor regular, mas a defesa das condições mínimas de inclusão e participação dos consumidores que são pessoas com deficiências é também nossa atribuição, como de resto um dever de toda a sociedade”. O coordenador do Procon e a diretora do Departamento de Cidadania, Marielli Montes, cuidaram pessoalmente da preparação e adequação do material, cuja edição e impressão estão em processo de licitação. “Acredito que demos um passo importante para garantir a inclusão segura das pessoas com deficiência em eventos de grande porte em Ponta Grossa”, destaca a diretora.

Tão logo seja concluído o processo de edição e impressão, o Guia será distribuído aos produtores de eventos e também será disponibilizado para todos os interessados, inclusive em formato digital, nas plataformas, sites e redes sociais da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e do Procon.