Correio dos Campos

Escola de Fé e Política debate educação para paz

Professor doutor Nelson Salles Filho detalha o tema neste sábado.
23 de fevereiro de 2018 às 15:12
Andrade, membro da coordenação de Escola de Fé e Política da Diocese de Guarapuava e assessor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara Fotos: Assessoria de Imprensa da Diocese de Ponta Grossa

COM ASSESSORIAS – A Escola de Fé e Política, ligada ao Conselho do Laicato da Diocese de Ponta Grossa, retoma as atividades este ano com uma fala do professor doutor Nei Alberto Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A exposição é dirigida a toda a comunidade e acontece no Espaço Cultural Sant’Ana, a partir das 14 horas, com entrada gratuita.

“Escolheu-se um tema relacionado à Campanha da Fraternidade 2018, ‘Fraternidade e a Superação da Violência’. Em essência a superação da violência supõe a substituição de uma ‘cultura da violência’ por uma ‘cultura da paz’. No texto-base da Campanha, parágrafo 188, está que ‘a construção da paz e a superação da violência necessitam de específica educação. Como a paz deve estar primeiro nos espíritos, para poder verificar-se depois nos acontecimentos, a educação adquire um papel de primeira relevância. A interiorização da paz é verdadeiro humanismo”, justifica o presidente do Conselho do Laicato do Brasil/Diocese de Ponta Grossa, Oscar Heriberto Fürstenberger.

A primeira Escola de Fé e Política de 2018 será nucleada pelo professor Salles Filho e terá como convidado o professor José Henrique de Goes, professor do curso de Direito e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEPG. De acordo com Oscar Fürstenberger, estão sendo contatados os representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para uma Escola sobre Justiça Restaurativa, no dia 24 de março, ainda dentro das reflexões da Campanha da Fraternidade. “A partir daí, deveremos ter uma Escola mensal, com temas voltados às eleições deste ano. Vamos nos apoiar na Cartilha do Regional Sul 2”, adianta o presidente do Conselho.

A Escola de Fé e Política é um projeto da Diocese de Ponta Grossa pensada desde 2016 e que, em agosto do ano passado, teve finalmente sua aula inaugural. Considerando a celebração do Ano Nacional do Laicato e as diretrizes do Documento 105 da CNBB, ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: sal da terra e luz do mundo’, a Escola deverá estar ainda em maior evidência este ano.