Correio dos Campos

Segurança: Quadro funcional da SMCSP participa de cursos de qualificação constantes

22 de fevereiro de 2018 às 16:03

COM ASSESSORIAS – Curso de armamento e tiro, primeiros socorros, técnicas operacionais e até mesmo pós-graduação em Segurança Pública. Esses são apenas algumas das atividades que o quadro funcional da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública está envolvido nos últimos meses. A medida, de acordo com o secretário da pasta, Ary Lovato, tem como objetivo não só o cumprimento de exigências legais para a continuidade do trabalho da Guarda Municipal, mas, principalmente, a ampliação e o fortalecimento da qualidade técnico-operacional dos agentes da instituição, incluindo até mesmo o setor administrativo da SMCSP. “Estamos trabalhando para que a Guarda Municipal continue a atuar de maneira exemplar junto à população não só agora, mas pelos próximos 20, 30, 40 anos”, declara Lovato. “É muito importante esse empenho no fortalecimento da qualidade técnica dos nossos agentes, sejam os que operam nas ruas quanto no setor administrativo, pois esse preparo repercute no dia a dia, no bom trabalho, precisão das abordagens e na proteção dos nossos cidadãos. Hoje, a Guarda Municipal passa por cursos e formações em uma quantidade maior que diversas outras forças de segurança no Paraná e no Brasil”, completa.

Um dos aspectos da qualificação continuada consiste em um curso anual de 80 horas, ministrado pelo Centro de Formação da Guarda Municipal. Criado em 2014, o CFGM é um dos únicos do Brasil apto a realizar a formação de agentes não só de Ponta Grossa, como de outras cidades da região. O coordenador de ensino do CFGM, GM Pedro Sebastião, explica que as aulas ministradas anualmente incluem diversas disciplinas como armamento e tiro, legislação específica, direitos humanos, etc. “Todos os guardas municipais que possuem o porte de arma devem passar por essa formação periodicamente. Atualmente, cerca de 170 agentes estão passando por essas disciplinas novamente. O curso de tiro, por exemplo, já está em andamento e deve ser finalizado nas próximas semanas. Além dessa formação, também é exigido um novo exame psicológico e a realização de um teste de tiro a cada dois anos, além da conclusão de um curso on-line, oferecido pela Senasp de condutor de veículos de emergência e atendimento de mulheres em situação de violência”, explica.

Além das 80 horas pelas quais o efetivo passa anualmente, a SMCSP também conta com uma turma de cerca de 20 funcionários operacionais e administrativos, incluindo diretores e o próprio comando da GM, que possuem formação superior, cursando uma pós-graduação em Segurança Pública em uma das universidades da região. “É muito importante a iniciativa desses funcionários em buscar o aprimoramento profissional. Essa é uma característica incentivada sobremaneira por nós e tem repercutido de maneira muito positiva as ações da secretaria”, finaliza o secretário Ary Lovato.