Correio dos Campos

Especialista lista cinco dicas para conseguir o primeiro emprego em PG

Profissional em qualificação profissional acredita que inexperiência possa ser superada através de decisões antes e durante a procura dor uma vaga no mercado de trabalho local.
22 de janeiro de 2018 às 15:47
Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – Existem vagas, mas com requisito obrigatório de experiência. Existem candidatos, mas sem a experiência a adequada. O dilema é simples e frequente: boa parte dos jovens que buscam o primeiro emprego enfrentam dificuldade por justamente não terem a experiência adequada. Mas como conseguir experiência sem ter oportunidade? De olho em superar esse desafio, o especialista Eider Sousa dá cinco dicas para transpor essa barreira do primeiro emprego.

Sousa é diretor da unidade de Ponta Grossa da ‘Jumper Profissões e Idiomas’, que oferece cursos de profissionalização em diversas áreas. O especialista lembra que a inserção do jovem no mercado de trabalho já é vista com certo preconceito. “O jovem, candidato ao primeiro emprego, muitas vezes, é associado de forma equivocada à ideia de falta de maturidade e responsabilidade, ambos quesitos negativos. Por isso é preciso orientação para que se supere essa barreira”, explica.

Quando o jovem ou adolescente busca o primeiro emprego, o cenário mais comum é que tenha apenas o conhecimento obtido no ensino médio. “Essa falta de qualificação se soma à falta de experiência, deixando aquele candidato mais longe da vaga de emprego”, conta Eider. O especialista argumenta que os recrutadores muitas vezes não podem errar. “A carga tributária é alta, é preciso acertar na contratação”, explica.

De olho neste cenário, Eider Sousa dá cinco dicas valiosas para quem não tem experiência e busca o primeiro emprego:

1 – Tenha uma mentalidade adequada ao mercado de trabalho

A falta de princípios, valores, visão de futuro e objetivos estão entre os principais motivos para que o jovem não consiga o primeiro emprego. “Muitas vezes o recrutador pergunta o que aquele jovem quer fazer nos próximos anos, seus objetivos. Se falta perspectiva por parte do candidato, isso é muito prejudicial”, ressalta Sousa.

2 – Mostre-se criativo e valioso

Poucas pessoas sabem, mas algumas empresas em Ponta Grossa só contratam jovens que buscam o primeiro emprego. “O adolescente é visto como a ‘categoria de base do mercado de trabalho’, uma joia que a empresa pode desenvolver, por isso ser criativo e mostrar-se valioso é fundamental”, garante. O especialista lembra que se não obtiver confiança no futuro daquele jovem, a empresa acaba não realizando a contratação.

3 – Procure se expressar bem

Dificuldade também presente para pessoas que têm experiência formal, a falta de uma boa expressividade atinge em cheio os marinheiros de primeira viagem. “Quem não tem uma boa comunicação, no dia da entrevista acaba não conseguindo expor seus objetivos e suas qualidades. Esse é um empecilho muito grande”, explica Sousa. Por isso, avançar no quesito comunicação é fundamental.

4 – Ofereça algo, antes de esperar receber

Aqui a dica é simples: mostre que tem algo a oferecer antes de esperar que te digam o que receberá em troca. Eider lembra que a atual geração de jovens que buscam o primeiro emprego peca nesse quesito. “O candidato quer saber o que vai ganhar primeiro, não necessariamente no aspecto financeiro, para só depois dizer o que pode oferecer para a empresa. Na relação entre empregado e empregador, isso acaba não contando”, destaca o especialista em profissionalização.

5 – Qualifique-se e busque conhecimento

Diante da crise econômica e do alto nível de desemprego, qualificar-se se tornou ainda mais essencial. Por isso, Eider Sousa lembra que buscar conhecimento a todo tempo nunca é demais. “Quem possui um curso profissionalizante ou um estudo a mais, que interesse ao empregador, sempre vai estar a frente na briga por uma vaga”, garante.