Correio dos Campos

Força Aérea Brasileira vistoria estação de tráfego do Aeroporto Sant’Ana

16 de janeiro de 2018 às 14:28

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desde ontem (15) uma equipe de onze oficiais do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), órgão integrado à Força Aérea Brasileira, está realizando uma vistoria na Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo – Aeroporto Sant’Ana.

A EPTA foi comprada pela Prefeitura Municipal no ano passado e inaugurada em setembro, mas aguarda a homologação nacional para começar a ser operacionalizada. Desde então, conforme conta o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, a equipe municipal tem tentado agilizar o processo de aprovação. O Major Lucena, coordenador da equipe do Cindacta II, explica que a Estação servirá para dar mais segurança aos voos por passar informações em tempo real para os pilotos.

“Desde quando as aeronaves decolarem rumo a Ponta Grossa os pilotos já saberão todas as condições meteorológicas e estruturais do aeroporto, o que tanto diminuirá a alternância de voos para outras cidades em condições adversas, por exemplo, quanto aumentará a operacionalidade do aeródromo”, afirma o Major, exemplificando o chamado serviço ATS.

Entre os profissionais da equipe fiscal estão técnicos de elétrica/eletrônica, operacional, meteorologia, tráfego aéreo, radiocomunicação e sala de informações. Amanhã (17), último dia previsto para a verificação, será entregue um relatório imediato com o apontamento das possíveis adequações necessárias para então, após 15 dias, ser elaborado um relatório final.