Correio dos Campos

Trânsito: AMTT realiza Operação Natal

22 de dezembro de 2017 às 14:56

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), iniciou as ações relacionadas à Operação Natal na região central da cidade. Com isso, durante os próximos dias, os agentes de trânsito da AMTT permanecerão nos principais cruzamentos, orientando os motoristas e coordenando o tráfego para que sejam evitados congestionamentos e transtornos aos cidadãos.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a medida deve contribuir com a segurança de motoristas e pedestres, assim como a melhora do trânsito do Centro, que registra um aumento considerável no número de veículos e pessoas no período próximo às festas de fim de ano. “Cientes do aumento do fluxo em direção ao comércio da região, decidimos deslocar parte do nosso efetivo para que orientem o trânsito durante os dias de movimento mais intenso, diminuindo então a possibilidade de congestionamentos no centro da cidade”, declara. “Posicionamos os agentes de trânsito junto aos semáforos, nos cruzamentos de maior fluxo, para que orientem os motoristas e coordenem o tráfego. Essa estratégia permite que o agente deixe fluir o tráfego por mais tempo que o semáforo em alguns casos ou retenha a demanda por mais tempo, quando necessário”, completa Pellissari.

Segundo o diretor de trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes, as orientações são para que os motoristas redobrem a atenção nesse período e fiquem atentos aos agentes de trânsito. “O maior volume de veículos pode ocasionar períodos em sejam necessárias paradas constantes, deixando o trânsito mais lento. Por isso, é importante que o motorista redobre a atenção para que sejam evitados acidentes no percurso. Outra orientação é para que fiquem atentos às ações dos agentes de trânsito, que tem prioridade sobre a sinalização semafórica, e respeitem as coordenadas passadas. Com isso, o risco de acidentes ou congestionamentos diminui consideravelmente”, conclui.