Correio dos Campos

TECNOLOGIA: 1º Festival de Robótica dos Campos Gerais acontece neste sábado em Ponta Grossa

7 de dezembro de 2017 às 15:33

IMPRENSA/Ponta Grossa – No próximo sábado (09), a cidade de Ponta Grossa irá sediar o primeiro Festival de Robótica dos Campos Gerais. O evento contará com a apresentação de projetos que envolvem computadores, robôs e sistemas compostos por mecânicas automáticas, controladas por arduínos e até mesmo batalhas com robôs. A atividade será realizada pela Casa Leonardo com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, no Centro de Convenções do Shopping Palladium, das 13h às 19h.

Além da apresentação dos projetos, o professor Ariangelo Hauer Dias, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), explicará sobre “A robótica e o universo maker” para os participantes. Já Adriano Krzyuy, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), vai comentar sobre o impacto da tecnologia nos negócios.

Foram convidados para o evento os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa e Curitiba, da UEPG e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba. O público em geral também poderá conferir a atividade sem a necessidade de realizar a inscrição para o participar do evento.

Programação – Às 13h acontecerão as exposições, apresentações dos trabalhos e as batalhas de robôs. Às 14h, o professor convidado Ariangelo dará a sua palestra, às 15h30, o presidente da Assespro-Paraná vai comentar sobre a tecnologia nos negócios. Já às 17h está marcada a final da batalha de robôs, às 18h a premiação e o encerramento do Festival.

Durante o Festival além de técnicas de robótica, também será abordado sobre o uso da placa ‘arduíno’. “O arduíno é uma placa programada que você pode usar para controlar dados de entrada e realizar movimentos, reproduzir sons, controlar a iluminação, mostrar algumas imagens”, explica Evandro Kafka, professor de arduíno da Casa Leonardo.

Para o prefeito Marcelo Rangel, o Festival trará um reconhecimento para os projetos realizados em Ponta Grossa e demais regiões participantes e pode despertar o interesse dos munícipes pela robótica. “Estou muito ansioso por esse Festival, porque nós queremos incentivar os ponta-grossenses e os nossos alunos da rede municipal para que eles conheçam como funciona e quem sabe possam se interessar por essa atividade tão importante que é a robótica, que está ligada diretamente ao desenvolvimento da humanidade”, finaliza Rangel.

Organização procura colaboradores – O Festival de Robótica é uma realização da Casa Leonardo, com isso, os organizadores estão buscando voluntários para auxiliar no evento. Os colaboradores acompanharão os competidores que disputarão as batalhas de robôs e prestarão apoio geral durante o Festival. Para se voluntariar é preciso ser maior de idade e encaminhar um e-mail para: [email protected] e entrar em contato pelo telefone: (42) 99915-0036.

A colaboradora da Casa Leonardo, Maria Luiza Holzmann, pede o apoio de voluntários. “Nada acontece sem que exista a colaboração de todos, venha colaborar sendo voluntário na organização do evento, além de auxiliar na realização desse Festival único, você ganha um certificado para apresentar na sua instituição de ensino. Pedimos que vocês entrem em contato conosco”, comenta Maria.