Correio dos Campos

Premiação do concurso ‘Pichar é crime’ reúne alunos e professores da rede municipal

Solenidade aconteceu, durante a tarde de hoje (07), no auditório do Conservatório Maestro Paulino. Quarenta alunos, entre mais de 4 mil inscritos, foram premiados.
7 de dezembro de 2017 às 22:26

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) realizou, na tarde de hoje (07) a premiação de quarenta alunos selecionados no concurso de redação ‘Pichar é crime’. A parceria entre o Departamento de Cidadania da SMCSP e a Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu mais de 4 mil estudantes do quarto ano da rede municipal de ensino, que produziram textos relacionados ao tema a partir de palestras realizadas por agentes da Guarda Municipal.

De acordo com a diretora do Departamento de Cidadania da SMCSP, Marielli Montes, o concurso faz parte das atividades desenvolvidas durante todo o ano nas escolas do município. “Nosso projeto ‘Cidadania nas Escolas’ aproxima a Guarda Municipal dos alunos e investe na conscientização sobre direitos e deveres e a consequência dos atos de cada um na sociedade e isso inclui temas como cidadania, bullying e pichação. Trabalhamos intensamente, durante todo o ano, esses assuntos e, como complemento para o concurso, nossos guardas municipais visitaram, durante dois meses, todas as escolas da rede pública para tratar especificamente sobre pichação . Hoje podemos conferir o resultado desse trabalho, com grandes redações feitas por esses alunos”, declara.

“Hoje a SMCSP está muito orgulhosa”, declara o secretário da pasta, Ary Lovato. “Pudemos ver aqui que as crianças estão absorvendo as lições relacionadas com a cidadania, com proteção da cidade, repassadas pelo nosso programa junto à comunidade. Estou muito orgulhoso e feliz com o resultado e nossa pretensão é promover, nos próximos anos, outras iniciativas tão boas quanto o ‘Cidadania nas Escolas’ e o ‘Concurso Pichar é Crime’”, completa Lovato.

Integração e qualidade de ensino

Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel salientou o trabalho da SMCSP na conscientização dos alunos. “Tivemos uma lição de cidadania hoje. Temos aqui um projeto belíssimo de integração entre todas as escolas do município e a SMCSP, onde todos os alunos discorreram sobre um assunto crônico na nossa cidade, a pichação, e deram lições sobre como cuidar e amar a cidade. Todos são vitoriosos e me alegrou muito saber que entre os primeiros lugares temos alunos do distrito de Guaragi, da escola Elvira Justus Schimidt, o que demonstra que todas nossas escolas estão no mesmo patamar”, aponta Rangel.

A Secretária de Educação, Esméria Saveli, ressaltou os aspectos relacionados ao projeto e ao ensino na rede pública. “Ser cidadão é ser aquele que, quando tem conhecimento, passa pro outro, exatamente como pudemos perceber nessa parceria e no trabalho das crianças nas nossas escolas. Fiquei muito feliz com os textos, que trataram desde a questão legal até a questão estética sobre uma cidade mais limpa, e isso reflete tanto o trabalho da SMCSP nesse projeto, quanto a capacidade dos nossos alunos da educação pública em Ponta Grossa”, conclui.

Premiação tem dois alunos de Guaragi entre os primeiros lugares

A cerimônia de premiação revelou que entre os autores da 40 redações selecionadas no concurso ‘Pichar é Crime’ da SMCSP, dois dos primeiros lugares pertenciam a alunos da escola Elvira Justus Schimidt, no distrito de Guaragi. Entre eles, Jhonatan Tavares Blanc, conta que escreveu sobre a diferença entre pichação e grafite. “No meu texto, falei sobre a diferença entre a pichação e o grafite. Muitos acham que pichação é uma arte, mas o problema é que deixa a cidade feia e só entende o que está escrito quem picha. Já o grafite, é uma arte muito bonita e está em muitos lugares”. Outro estudante premiado do Guaragi, Rafael Hartleib, afirma que participar do concurso foi uma atividade interessante, que ele acredita que trará repercussão no futuro. “Participar foi muito legal e eu acredito que, no futuro, será ainda melhor. Estou muito alegre por estar aqui e representar o Guaragi”.