Correio dos Campos

Ensaio fotográfico de PG questiona padrões exaltando a beleza da mulher

Ação faz parte do projeto da loja ponta-grossense “Rujô Beleza de Verdade”
1 de dezembro de 2017 às 18:32

COM ASSESSORIAS – Foi pensando em romper a barreira dos padrões de beleza, comportamento e gênero que um grupo de funcionárias do Colégio Estadual Regente Feijó realizou um ensaio fotográfico nesta semana. A ação faz parte do projeto “Rujô Beleza de Verdade”, da loja pontagrossense Rujô, e aconteceu na loja de decoração Di Fatto, com grupo formado por cozinheiras e auxiliares de limpeza.

O criador e produtor do projeto Zek Ramos considera importante não haver mais espaço para que opressões sejam neutralizadas. “É importante batalhar para que todas as minorias políticas sejam incluídas”, diz.

A fotógrafa Renata Guimarães, parceira do projeto, acredita que a fotografia tem sido uma importante aliada nesse processo de inclusão. “A beleza não está apenas no que a gente vê, mas naquilo que elas são e sentem. Cada uma tem uma beleza própria e precisa ser mostrada”, acredita.

Maria Regina de Castro, diretora do Colégio Estadual Regente Feijó, acredita que ações como esta valorizam o papel da mulher enquanto gênero. “E acima de tudo a valorização de si e a importância do seu trabalho”.

Jade Jensen, psicóloga do projeto, aponta que há uma inconstante insatisfação dos indivíduos consigo mesmo, não sendo raro colocar sua vida em risco. “Pensando nisso, o projeto Rujô Beleza de Verdade promove respeito às individualidades de cada mulher estimulando empoderamento”.

Joanita de Oliveira, proprietária da Rujô, acredita na importância de expor estas histórias. “Cada curva e dobrinha do nosso corpo exibe a beleza de nossa história. Não devemos nos esconder atrás dos padrões, mas questioná-los. Romper os padrões pode salvar vidas!”, conclui.

As fotos farão parte de uma exposição em 2018 e o passo-a-passo do projeto pode ser acompanhado no perfil do Instagram @rujopg e no Facebook da Rujô.