Correio dos Campos

Pichação é tema de concurso de redação com mais de 4 mil participantes no município

Iniciativa do Departamento de Cidadania da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) busca reforçar valores e incentivar as crianças a discutirem sobre pichação e respeito às regras. Premiação do concurso acontece no dia 07 de dezembro.
30 de novembro de 2017 às 18:10

IMPRENSA/Ponta Grossa – Aproximar a comunidade, reforçar laços, valores e a importância do respeito às regras. Esses são os objetivos do concurso de redação ‘Pichar é crime’, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, desenvolvida através do Departamento de Cidadania da SCMSP, reuniu 4058 alunos do quarto ano da rede pública municipal de ensino que acompanharam, entre os meses de agosto e outubro, palestras relacionadas à pichação. Na sequência desse trabalho, os estudantes produziram redações sobre o tema, que resultaram em quarenta textos selecionados pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Os autores serão premiados no próximo dia 7 de dezembro em cerimônia no Conservatório Maestro Paulino, às 15 h. O evento contará com pais, alunos, autoridades, professores e diretoras das escolas do município.

De acordo com a diretora do Departamento de Cidadania da SMCSP, Marielli Montes, o concurso é uma forma de ampliar a discussão de temas apresentados pela equipe do projeto Cidadania nas Escolas. “Nossos agentes da Guarda Municipal percorrem, durante todo o ano, as escolas da rede pública municipal tratando de temas relacionados à cidadania, tais como pichação e a importância do respeito às regras. O concurso ‘Pichar é crime’ reforça o aprendizado e incentiva sua discussão junto aos alunos de uma forma leve e ampla, fazendo com que eles interajam, troquem ideias e comecem a criar consciência da extensão dos seus atos na sociedade”, declara.

Segundo a diretora da Escola Municipal Prefeito José Hoffmann, Ema Milene Favaro, em Uvaranas, o concurso envolveu os alunos da instituição. “Foi muito bom. Os alunos se envolveram com o tema e o concurso teve bastante repercussão entre eles”, aponta. Ela ainda comenta que as visitas da Guarda Municipal tiveram impacto no cotidiano dos pequenos. “A presença da Guarda Municipal também teve impacto no dia a dia. Além de explicar o funcionamento da instituição, os alunos se sentem mais próximos e percebem que tem que cuidar e conservar o patrimônio”, acrescenta.

Laços Comunitários

O Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), Ary Lovato, destaca a importância das ações juntos às escolas como base para a aproximação cada vez maior entre a Guarda Municipal e a comunidade. “É essencial o trabalho do nosso Departamento de Cidadania pois é ele que reforça os laços da instituição junto à comunidade. Nosso intuito é que a Guarda Municipal se consolide e desenvolva um trabalho cada vez mais próximo da população, por isso, o contato direto com as crianças é uma das ferramentas imprescindíveis nesse processo. Uma população que cresce junto da Guarda Municipal é a mesma que irá respeitar e valorizar o trabalho desses agentes no futuro”, conclui.

Resultado e trabalho contínuo

A secretária de educação do município, Esméria Savelli, aponta que as redações repercutiram de forma muito positiva o que foi passado em sala de aula pelos agentes da Guarda Municipal. Segundo ela, tratar de assuntos pertinentes à cidadania de forma ampla e tranversal através da parceria entre as instituições do município é essencial na construção de cidadãos cada vez mais conscientes. “Foi um trabalho de conscientização muito bem executado pela SMCSP. O projeto teve um excelente resultado e isso fica evidente em todas as redações, pois podemos ver claramente que as crianças descrevem a vontade de uma cidade sem pichação”, diz. “O conceito de cidadania já é trabalhado nas escolas de maneira transversal, em todas as disciplinas, mas é preciso continuar trabalhando junto com a família, a comunidade e as instituições do município para consolidar esse processo”, finaliza.