Correio dos Campos

Botão de Pânico: SMCSP participa de lançamento em Curitiba

27 de novembro de 2017 às 19:09

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) esteve presente no lançamento oficial do programa de botão de pânico para mulheres com medidas protetivas no estado do Paraná. A solenidade, realizada em Curitiba, foi acompanhada pela equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Ponta Grossa, que está entre as 15 instituições prioritárias no estado para receberem o projeto.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, a implantação do botão de pânico traz mais uma ferramenta no combate à violência contra a mulher e deve contribuir para a agilidade para as equipes da Patrulha Maria da Penha no município. “Temos uma equipe altamente qualificada para trabalhar especificamente com as situações que envolvem medidas protetivas em Ponta Grossa. Em pouco mais de um mês, trinta mulheres já foram atendidas pelos nossos guardas e a implantação do botão de pânico irá contribuir sobremaneira para que o atendimento ganhe em agilidade e, ainda mais importante, promova uma sensação de segurança ainda maior para as mulheres assistidas pela Patrulha”, declara.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Liliane Chociai, destaca a importância da medida no fortalecimento da rede de proteção à mulher. “É muito importante ampliar e consolidar os dispositivos de atendimento para a mulher e para famílias em risco. O município conta com diversas instituições dedicadas ao atendimento da mulher e o trabalho da Patrulha, que integra essa rede, já nos trouxe diversos resultados positivos, como o encaminhamento e prisão de cidadãos que desrespeitaram medidas protetivas. Isso marca a efetividade do trabalho dos nossos agentes e dá segurança para que os abusos sejam denunciados e as medidas necessárias sejam tomadas, pois a mulher sabe que estará protegida. O botão de pânico reforça esse sentimento e tem o potencial de se tornar uma das ferramentas essenciais no combate à violência conta a mulher”, conclui.

Você pode mais

Durante o lançamento do programa de botão de pânico, o Governo do Estado apresentou a campanha “Você pode mais” que trata de direitos, liberdade e autoestima das mulheres no Paraná. A campanha será composta por vídeos que começaram a ser veiculados no último dia 25, data que marca o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.