Correio dos Campos

Festival de Talentos da Educação realiza sua final nesta sexta-feira

Escolas surpreendem pela coreografia e figurino para as apresentações. Finais da dança terão competição acirrada entre os estudantes.
23 de novembro de 2017 às 18:55

IMPRENSA/Ponta Grossa – O 5º Festival de Talentos de Canto e Dança, da Secretaria Municipal de Educação, realiza a sua grande final nesta sexta-feira. As doze escolas classificadas disputarão o título de melhor apresentação de dança de 2017. As apresentações começam às 13 horas, no Cine Teatro Ópera. No período da noite, a partir das 19 horas, será a vez dos professores apresentarem seus talentos. A entrada é gratuita.

Desde segunda-feira, as escolas deram um show com muitas novidades no figurino e nas coreografias, ensaiadas ao longo de todo o ano. Desde segunda-feira foram realizadas 140 apresentações de alunos de 47 das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. Ao todo, 1837 crianças se apresentaram e mostraram seus talentos.

“São apresentações extremamente ricas, tanto em sua coreografia quanto no figurino realizado pelas escolas. Nossas escolas estão dando um grande espetáculo para aqueles que estão acompanhando as apresentações, demonstrando um imenso comprometimento com o Festival e com a educação artística das nossas crianças”, observa a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Final

As apresentações finais serão nesta sexta, a partir das 13 horas. As finalistas são as escolas municipais Minervina França Scudlarek, Otacília Ha Elizeu Campos Melo, Ludovico Antônio Egg, Zaíra Catapreta Mello, Padre José Bugatti, Agenoridas Stadler, Armida Frare Gracia, Edgar Sponholz, João Maria Cruz, Jorge Dechandt e Marta Filipowski.

Apresentação de Fandango integra programação da final do FEST

Integrando a programação da final do 5º FEST, o Grupo Fandanguará, de Guaraqueçaba, apresentará ao público o fandango caiçara do litoral paranaense. O espetáculo Fandanguará na Estrada é um dos projetos contemplados com o Prêmio Arte Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). A apresentação tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura. Apresentação será no intervalo entre a final e a premiação das escolas.

O Grupo Fandanguará surgiu no ano de 2004, com a proposta de reunir jovens caiçaras para mostrar sua cultura através da música, dança, teatro e outras manifestações artísticas. É um grupo de cultura popular formado somente por jovens fandangueiros que trabalham na preservação, difusão, pesquisa e repasse do fandango caiçara, baile tradicional do litoral, atualmente patrimônio imaterial do Brasil. Todos integrantes são descendentes dos mestres fandangueiros da região, tendo estes como importantes referências dessa manifestação.

O público poderá conhecer as marcas tradicionais do fandango, como Sinsará, Sinsará caloado, Queromana, Anu, Chimarrita, Don Don, Marinheiro, Tonta, Vilão de lenço, Andorinha e Cana Verde, entre outras. As marcas do fandango são divididas em valsados (dança de pares) e batidos (roda de pares com o sapateado). Entre as danças, integrantes do grupo contam histórias e curiosidades sobre o fandango. O conjunto é formado por tocadores de viola fandangueira, rabeca, machete, adufo (pandeiro) e caixa, além de cinco pares de dançadores, que formam a roda de fandango.