Correio dos Campos

Projeto ecológico do Lago de Olarias é reconhecido com prêmio estadual

Além da recuperação e limpeza do arroio Olarias, o projeto também prevê reforço na contenção de cheias e na regulação da vazão do arroio
22 de novembro de 2017 às 16:16

IMPRENSA/Ponta Grossa – Entre as centenas de projetos inscritos no V Prêmio Gestor Público Paraná, o Planejamento Ecológico do Arroio Olarias foi reconhecido como proposta de destaque na premiação de 2017, que teve ‘Saneamento Básico’ como temática.
O Arroio de Olarias é um dos mais importantes da malha urbana de Ponta Grossa, mas está inserido em local que vinha sofrendo com severo processo de degradação ambiental, intensificando a ocorrência de alagamentos. A criação de um complexo ambiental no local, além de melhorar o sistema de drenagem urbana, ainda prevê a vistoria e correção de ligações irregulares de esgoto, garantindo a recuperação da bacia de Olarias.

“Estamos muito orgulhosos com mais este reconhecimento. Pelo 3º ano seguido Ponta Grossa é destaque na premiação com projetos desenvolvidos dentro da temática proposta. Esse reconhecimento indica que estamos no caminho certo, sendo destaque com ações na área da Educação, Qualificação Profissional, e agora com o Meio Ambiente. O Lago de Olarias é um grande projeto que vai transformar a região e a nossa cidade, representando um grande avanço na área ambiental. A recuperação do arroio já é uma grande conquista deste projeto”, avalia o prefeito Marcelo Rangel, que esteve em Curitiba com sua equipe na noite de terça (21) para receber a premiação.

O projeto para consolidação do Lago de Olarias foi retomado no ano de 2014, depois de 10 anos paralisado. As obras foram divididas em três etapas principais: a primeira foi finalizada na metade de 2015, e contemplou a barragem e vertedouro da Rua Aldo Vergani, enquanto na segunda foi executada a barragem e vertedouro da Rua Ivo Mendes Barreto. Já a terceira etapa foi subdividida em duas partes: a primeira fase formou o fundo da lagoa, sendo que a segunda e última de todo o processo deverá formar bordas e canais.

“A parte ambiental do Lago de Olarias vai resultar na recuperação daquela região, com melhoria do sistema de drenagem urbana, contenção de enchentes e valorização turística , mas também haverá recuperação da área verde degradada e controle dos níveis de poluição nas áreas de entorno do lago. Foram vistoriados mais de 15 mil domicílios e orientados sobre a ligação de esgoto, além do trabalho de orientação porta-a-porta em mais de 800 residências sobre a destinação correta de resíduos de esgoto pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, comenta o secretário da pasta, Paulo Barros.
Com a conclusão da obra e revitalização da área, o objetivo é garantir a valorização do espaço e proporcionar novos pontos de lazer.

Samu Escola – Além do projeto ecológico do Lago de Olarias, a Prefeitura de Ponta Grossa também foi contemplada com um certificado de reconhecimento para o projeto Samu Escola, desenvolvido numa parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (SME). O projeto promoveu a formação de professores de Educação Física, pedagogas, alunos de cursos técnicos e de escolas com treinamentos de primeiros socorros. O projeto está dentro do departamento Saúde na Escola da SME, desenvolvido pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).