Correio dos Campos

Crianças de 71 escolas municipais realizam a Feira do Empreendedor

Alunos municipais estão concluindo seus projetos empreendedores, realizados ao longo do ano, quando vivenciaram a experiência do empreendedorismo
16 de novembro de 2017 às 19:02

IMPRENSA/Ponta Grossa – Crianças de 71 escolas, que receberam ao longo de 2017 o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sebrae, estão organizando suas Feiras do Empreendedor, como conclusão dos empreendimentos idealizados pelos alunos. Familiares, amigos, colegas de escola e a comunidade podem conferir um pouco do trabalho dos alunos, conhecendo e até adquirindo alguns produtos confeccionados.

As feiras seguem até dezembro. Neste ano, mais de 7 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com idades de 6 a 10 anos, estão participando. Conforme a coordenadora Jucilene Thomaz, da equipe de Projetos Especiais da SME, o conteúdo acrescentou vivência aos alunos e professoras, que contaram nunca ter tido contato com estes conhecimentos. “Elas destacaram também que o envolvimento de toda a escola e das famílias foi outro fator positivo. Este é justamente um de nossos objetivos, a sinergia entre escola e comunidade. Além disso, a feira foi como uma formatura para estas crianças, que aproveiraram ao máximo a experiência”, disse Jucilene.

O conteúdo, oferecido pelo Sebrae e trabalhado conforme a realidade de cada escola, é repassado para os alunos por meio de lições e atividades divertidas e lúdicas, para que as crianças tenham noções sobre a abertura de um negócio, sobre trabalho em equipe, inovação sustentável, preparando-se para o futuro. Em duas destas feiras, na Escola Zanoni Rogoski e Prefeito Heitor Ditzel, o tema foi Temperos Naturais. Os eventos contaram com a presença da coordenadora da Educação Empreendedora Regional do Sebrae, Márcia Beatriz Silva. “Este é um grande incentivo para os alunos, para que no futuro tenhamos empreendedores com novas ideias e mais bem preparados”, observa.

Programa

O programa oferece cinco ciclos, do primeiro ao quinto ano: O mundo das ervas aromáticas, Temperos naturais, Oficina de brinquedos ecológicos, Locadora de produtos e, por fim, Sabores. Um dos efeitos interessantes ocorridos junto aos alunos foi o aumento do nível de exigência dos estudantes em relação aos serviços prestados a eles, enquanto consumidores.