Correio dos Campos

45º Fenata tem programação intensa no fim de semana

11 de novembro de 2017 às 09:30

IMPRENSA/UEPG – Comédias e dramas levam risos e fortes emoções ao público, neste final de semana do 45º Festival Nacional de Teatro – Fenata, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DAC) e suporte da Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). Até a próxima quinta-feira (16), o festival vai realizar mais de 200 apresentações em casas de espetáculo e espaços culturais alternativos em Ponta Grossa e Região, nas mostras competitiva (adulto e infantil/animação) e não competitiva (teatro de rua, Mostra Telmo Varia, Mostra Campos Gerais e Mostra Especial).

Na mostra de Teatro Adulto, a programação deste sábado (11), marca a apresentação do grupo Rabugento Cia. Teatral, de Sertãozinho (SP), às 20h, no Cine Teatro Ópera. Os paulistas encenam o espetáculo ‘Melodramas de picadeiro’, de autoria e direção de Gilvan Balbino. A peça começa como se o circo estivesse retomando a segunda parte do show, após intervalo para venda de doces, refrigerantes e lembranças. Do improviso dos artistas, cobrindo a ausência dos atores tradicionais, os figurinos, cenário e trilha sonora, tudo remete à forte comicidade com apelo popular.

No domingo (12), às 20h, no Ópera, entra em cartaz o espetáculo ‘Maurice’, do grupo Cia. de Teatro, de Goiânia (GO). A autora Adreane Lima assina também o roteiro da peça, dirigida por Altair de Souza. O espetáculo reserva ao herói da trama um final feliz romântico. Contrariando todas as normas vigentes, Maurice decide abrir mão de sua posição social para viver uma paixão proibida por um jovem de classe social inferior.

Para segunda-feira, às 20h, no Ópera, a mostra para adultos traz o espetáculo ‘Agreste’, do grupo Cia. Pé no Palco, de Curitiba (PR). Newton Moreno é o autor da peça, que tem roteiro e direção de Fátima Ortiz. A montagem é baseada em fatos reais e fala da relação ao desconhecimento do corpo e da própria sexualidade. Aborda a vida de um casal de lavradores que se apaixona e foge para viver este amor.

TEATRO DE RUA

A mostra de Teatro de Rua apresenta neste sábado (11), às 10h, no Calçadão da Rua Coronel Cláudio, a peça ‘Hoje tem espetáculo’, do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente (SP). Trata-se de um espetáculo criado a partir dos clássicos de palhaço, números entradas e piadas vistas em circos há pelo menos 20 anos. A propor o resgate do circo tradicional, o grupo retoma elementos como as músicas, as entradas de palhaços e as contradições entre o sublime e o grotesco.

‘Romeu e Julieta’ ocupa o espaço do Parque Ambiental (praça do Fogo), no domingo (12), às 16h. O espetáculo do grupo Cia. Telagadá – Teatro de forma animada, de Itapira (SP) tem direção de Valner Cintra. Em meio ao lixo descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter a situação e recontar, ao seu modo, o clássico ‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare, cujo fim trágico é amplamente conhecido. Porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grata surpresa.

O Calçado do Parque Ambiental recebe a peça ‘Antígona’, na segunda-feira (13), às 10h. O grupo Cia. Fábrica São Paulo, de Peruíbe (SP) traz para a praça a luta solitária de Antígona, que resistindo às vozes que lhe são impostas, se mostra forte o suficiente para causar a derrocada do poder em Tebas. Um espetáculo que olha para os olhos de quem está à sua frente, mas fala e direciona o que é dito aos que estão além, para quem está passando e parou para ver o que está acontecendo. O roteiro é de Calixto de Inhamuns e a direção de Mário Sant’Ana.

MOSTRA TELMO FARIA

‘Se eu morresse amanhã’ é o espetáculo da Mostra Telmo Faria, neste sábado (11), às 22h30, no auditório do Teatro Ópera. O grupo Delírio Cia. de Teatro, de Curitiba (PR) coloca em cena dois atores que executam um jogo teatral de vida e morte. O filme ‘O Sétimo Selo’, que Ingmar Bergman fez em 1995 é um ponto de partida, uma inspiração cinematográfica para um jogo cênico intenso e emocionante. Edson Bueno e Ricardo Westphalen assinam a autoria da peça, que tem roteiro e direção de Edson Bueno.

No domingo, às 22h30, o auditório B do Ópera recebe a peça ‘Terrível Incrível Aventura – Um musical fabulesco marítimo’, encenado pela Companhia de Bifeseco, de Curitiba (PR). Dimis Jean Sores é autor, roteirista e diretor do espetáculo que conta a saga de Capitão Shaw, um velho cozinheiro de navio e sua disputa com Anton, o estrangeiro vindo do Norte, pelo amor e afeição da esfomeada e libidinosa Crimeia. A peça é uma sátira política musical sobre o Brasil e o mundo atual.

Para segunda-feira, às 22h30, também no Ópera B, está agendada a apresentação do grupo Tanta e Espaço Cênico, de Curitiba (PR). A peça ‘O enlace dos trezentos’ tem autoria e roteiro de Domingos Pellegrini e direção de Nena Inoue. O autor conta a história de um encalhe numa estrada de lama no interior do Paraná, onde 300 caminhões ficaram atolados durante uma semana de chuva. A história parte de fato verídico retratado no livro “Homem Vermelho’. Pellegrini recria a terra vermelha do Paraná, o ‘eldorado’ para onde foram os colonizadores das mais variadas etnias e mostra um Brasil dos deserdados, lançados no atoleiro de perplexidades.

TEATRO CAMPOS GERAIS

A mostra Teatro Campos Gerais tem espetáculo marcado para segunda-feira (23), às 14h, no Cine Teatro Pax-UEPG. O grupo Dia de Arte, de Ponta Grossa, encena a peça ‘Ai! Sumiram os brinquedos’, cuja autoria e roteiro são de Michela França. A direção é coletiva. Em sua fazenda, Pimenta e Docinho recebem uma inesperada visita de um mensageiro das brincadeiras. O personagem roda o mundo para apresentar às crianças os brinquedos brincantes que estavam sumidos há muitos anos.

A mostra de Teatro Infantil/Bonecos/Animação não terá programação neste sábado e domingo. Já a Mostra Especial leva espetáculos a espaços diversos da cidade. A programação completa do festival pode ser acessada no endereço www.uepg.br/fenata. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo https://www.eventbrite.com.br/d/brazil–ponta-grossa/fenata/?mode=search

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O projeto do 45º Fenata conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo (n° 12.066 – Decreto n° 10.670/2015), que dispõe sobre benefício fiscal e municipal (ISS e IPTU) para incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos para o município de Ponta Grossa. É também aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa oferecendo aos patrocinadores os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei Bepe; além da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Patrocinam o festival a Concessionária CCR RodoNorte (patrocinadora máster há 14 anos), Sanepar, Colégio Sepam, Moinho Cidade Bella, VCG, Tratornew, Tratorcase, Magparaná, Beaulieu do Brasil e Supermercados Tozetto. São parceiros, a Fundação Municipal de Cultura, o CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrados e o Grupo Porto Brasil. Apoiam o evento a Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, TV Educativa, TVM e os cursos de Turismo, Artes Visuais, Jornalismo e Turismo da UEPG, Acadêmicos Voluntários de diversos outros Cursos Superiores, os Projetos FocaFoto e o Projeto Cultura Plural.

O processo de captação de recursos/patrocínios e parcerias se estende até 31 de dezembro de 2017, ficando as marcas não veiculadas no material desse ano, divulgadas na próxima edição do FENATA. Veja como doar no AQUI.

Mais informações entrar em contato com a Coordenação no evento através dos e-mails [email protected] ou [email protected], ou ainda através dos telefones (42)3220-3495 e 3220-3273.