Correio dos Campos

UEPG abre Festival Nacional de Teatro nesta quarta-feira

8 de novembro de 2017 às 09:10
Foto: Divulgação UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre oficialmente nesta quarta-feira (8) a semana do teatro em Ponta Grossa. A iniciativa marca os 45 anos do Festival Nacional de Teatro – Fenata.

A abertura da semana será no Cine-Teatro Pax UEPG, com início às 20 horas. A organização é da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DAC), em parceira com instituições e empresas, por meio de leis de incentivo à Cultura e ao Turismo.

A abertura da mostra competitiva, categoria adulto, traz a apresentação da peça ‘A Moratória’, texto clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Jorge Andrade. Esse espetáculo deu origem ao Fenata em 1973, então dirigido pelo teatrólogo e ator Telmo Faria, coordenador do Grupo de Teatro Universitário da UEPG. “A Moratória” apresenta as fatalidades da família de Joaquim que, devido à crise do café em 1929, contraiu dívidas e sua fazenda foi a leilão, tendo uma moratória concedida pelo governo como a esperança de recuperá-la.

ESPECIALMENTE – A remontagem e adaptação, criada especialmente para a abertura da 45ª edição do Fenata, tem sua trajetória no Centro de Estudos e Pesquisa Cênica Integrada (CEPCI), da escola de teatro CECI. A realização, em parceria com a organização do Fenata, iniciou em abril de 2017, focado no trabalho do ator, imagens poéticas e teatralidade contemporânea. O espetáculo tem a classificação etária de 16 anos e acontece às 20 horas.

São mais de 206 mostras, desde Mazzaropi no lançamento no Cine-Teatro PAX, nos dias 27 e 28 de setembro, até O Buraco da Lacraia, no encerramento, dia 16 de novembro.

DIVERSIDADE – Este ano o Fenata traz uma abordagem inédita salientando questões sobre a diversidade. Segundo o coordenador do Festival e diretor de Assuntos Culturais, Wilton Paz, os temas dos espetáculos foram selecionados com o objetivo de propor aos espectadores uma reflexão sobre respeito às diferenças.

“O festival trouxe uma grande pluralidade nas temáticas das peças e muitas delas abordarão assuntos cotidianos que têm sido tratados como tabu”, explica. “A Arte, assim como um bom vinho ou um bom queijo, não é para todos os paladares, mas deve ser sentida e apreciada, comparada e degustada em toda a sua essência para se ter conhecimento e opção de escolher aquilo que lhe agrada”, completa o coordenador.

BONECOS E ANIMAÇÃO – Desde segunda-feira (06/11), as mostras Especial e Infantil/Bonecos & Animação estão acontecendo nas escolas e instituições assistenciais de Ponta Grossa. Estes espetáculos antecederam às mostras de teatros de rua, teatro adulto, Telmo Faria e Campos Gerais.

Das 197 apresentações que acontecerão, somente 17 cobram ingressos. Os valores são de R$16,00 a inteira (adulto e Telmo Faria); e meia entrada para estudantes, espectadores acima de 60 anos, doadores de sangue, funcionários da UEPG e das empresas patrocinadoras; e R$5,00 para estudantes de ensino superior de qualquer instituição.

Além do espetáculo de abertura, nesta quarta-feira, acontece às 22h30 no Teatro do Campus Central da UEPG, o espetáculo A Comédia da Panela. O restante da programação está disponível no site http://www.uepg.br/fenata/. Os ingressos podem ser adquiridos no endereço (http://www.uepg.br/fenata/45/html/ingressos.html).