Correio dos Campos

Observatório Social apresenta sistema Compras Gov

A intenção é aumentar a participação de empresas locais nas licitações em PG
31 de outubro de 2017 às 11:21

A Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu na noite da ultima segunda-feira (30), o presidente do Observatório Social de Ponta Grossa, Ney Ribas explanou sobre o sistema Compras Gov, que tem como objetivo informar o empresariado das licitações que acontecem na região para motivar que mais empresas da cidade participem dos processos, diminuindo a quantidade de recursos públicos a saírem do município.

De acordo com Ribas, o sistema Compras Gov é um banco de dados desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil que contem todas as licitações efetuadas no Brasil, nos últimos 180 dias. Ele explicou que o sistema dispõe de diversas maneiras de refinar a pesquisa por estado, região e produto, e acompanhar lance por lance. “Além de servir como ferramenta de controle utilizada pelo
Observatório, a ferramenta pode ser utilizada para auxiliar os empresários a participarem de licitações, para que eles tenham conhecimento do que o Poder Público está necessitando, editais, preços médios e até os concorrentes no processo licitatório”, disse.

Ribas comentou que poderão ser realizadas consulta de certidões do certame em tempo real e que esta tecnologia poderá aos poucos mudar a realidade do país, por também gerar oportunidades para os empresários. Segundo o presidente do Observatório, a ferramenta pretende possibilitar a criação de câmaras técnicas especializadas para dar maior segurança técnica e jurídica. “É um robô que rastreia os portais de transparência e os empresários cadastrados podem ser informados sobre as licitações na área”, explicou.

A utilização do sistema em âmbito local não será cobrada pelo Observatório Social do Brasil, justamente com o objetivo de reverter para empresários dos próprios municípios o beneficio de ter acesso aos dados das licitações. “O uso será gratuito em âmbito local, no entanto caso o empresário queira ter acesso a informações sobre licitações de outras localidades, será cobrado, mas que os primeiros 30 dias serão gratuitos”, adiantou Ribas.

O presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, comentou que a iniciativa é muito interessante considerando que a ferramenta possibilitará que mais recursos públicos não saiam de Ponta Grossa, impulsionando a economia local. “Parabenizamos o Observatório Social pela criação do sistema que além de uma utilidade pública no monitoramento das compras públicas, se bem usada pelos empresários locais, poderá deixar os recursos públicos de Ponta Grossa a serviço do desenvolvimento comercial do próprio município”, finalizou Fonseca, que disponibilizou os meios de comunicação da ACIPG para divulgação da ferramenta.