Correio dos Campos

Ponta Grossa Caramuru joga bem, vence set mas não segura Taubaté

O tricampeão mundial Giba elogia trabalho do time ponta-grossense
30 de outubro de 2017 às 16:50
O oposto Leozão foi maior pontuador do Caramuru. Foto: José Tramontin

“É maravilhoso ver isso aqui. O técnico está de parabéns pelo trabalho feito com esses meninos”. A observação partiu de Giba, ponteiro da seleção brasileira de vôlei, oito vezes medalha de ouro na Liga Mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2013. Giba, considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos, não só do Brasil como do mundo, esteve na Arena Multiuso, no sábado (28) para assistir a partida entre o Ponta Grossa Caramuru Vôlei x Taubaté, pela terceira rodada da Superliga de Voleibol Masculina.

Em uma partida muito disputada, com lindos rallys, o Ponta Grossa Caramuru Vôlei demonstrou que vem em uma crescente, mantendo quase o mesmo nível de jogo observado diante do Sesi. Novamente, o time ponta-grossense venceu um set, o segundo, o de melhor performance em quadra. O maior pontuador do Caramuru foi Leozao, que marcou 21 pontos. O oposto teve 61% de eficiência no ataque. Destaque ainda para Thales, que pontuou em dois aces. O placar final fechou em 3×1 para o Taubaté (17×25,25×23,29×25,20×25). Lucarelli, Wallace e o argentino Sole, pontuaram 11 vezes cada. Lucarelli também teve 74% de efetividade no ataque. O melhor da partida foi o ponteiro Dante, do time paulista.

Para o treinador Fábio Sampaio, a equipe está preparada. “Está fazendo frente a potências mundiais do voleibol; só que chega um momento em que a incompetência nossa acaba pesando. (Um) Atleta do patamar do Lucarelli vem uma bola com dificuldade, ele trabalha. Os nossos querem sempre fazer um buraco na quadra. A diferença está sendo essa: calma, experiência, a diferença entre a força e o jeito”, avaliou. “(Os nossos atletas) Estão de parabéns porque estão crescendo. Não é fácil pegar essa programação de jogos, essa sequência pesada. (E teremos) Mais um jogo difícil pela frente, o Sada. E isso atrapalha o planejamento. É muito difícil planejar quando tem uma sequência com tamanha dificuldade”, acrescentou o técnico.

Mas, segundo Sampaio, agora, é colocar a cabeça no lugar, conter as emoções e ver também os pontos positivos. “Trabalhar de uma maneira que (os jogadores) deixem de oscilar. Eles vêm uma crescente e têm de manter. Como aconteceu no segundo set: crescer e não deixar chegar. Tem de se repetir isso ao longo do campeonato para que possa se manter e começar a pontuar. O interessante é que estão fazendo duelos bons contra equipe de campeões mundiais, e, quando chegar os duelos diretos, a equipe já vai estar legal”, comentou o treinador, citando que é muito importante tirar set de multicampeões, mas que isso não resulta em pontos. Para Fábio Sampaio, é preciso ter tranquilidade, ver que o trabalho está com os conceitos ideais para uma Superliga e que se está com uma sequência certa. “O time tem muito a crescer, a mudar. Estamos ainda com dois jogadores experientes, que voltaram a sentir no último treino, Zapata e Leo Jack, e estamos pagando o preço por ir com a juventude, o que, de certa forma, está dando certo”. O treinador agradeceu o apoio incondicional da torcida. “Muito obrigado pelo carinho!”

O próximo jogo do Ponta Grossa Caramuru Vôlei será sexta-feira (3), às 20 horas, contra o atual campeão da Superliga, o Sada Cruzeiro, de Minas Gerais.

Giba

No jogo de sábado, uma presença ilustre na arquibancada. O ponteiro da seleção brasileira, medalhista de ouro oito vezes na Liga Mundial e tricampeão mundial, Giba, que gostou do que viu. “Eu joguei seis anos na Itália, dois anos na Rússia e nenhum time grande estava nas grandes cidades, em time de nome. Os que eram, duravam dois, três anos. Os que mais duraram eram os de cidades como Ponta Grossa”, lembrou para elogiar a iniciativa do time ponta-grossense. “A equipe vai arrumando, devagarinho. Mas, o mais bonito é ver o ginásio lotado, cheio desse jeito. Isso é importante porque gera sonho. Gera sonho na cabeça das crianças. Vai mostrar que tem o espelho, que é o time do Caramuru. O que acontecer depois é consequência”.

Ponta Grossa Caramuru Vôlei – Índio, Leozão, Maicon, Peron, Léo e o líbero Bruninho. Entraram Thales, Diego, Gustavo, Eric, Antony, Mendel. Técnico: Fábio Sampaio.

Ponta Grossa Caramuru Vôlei x Sada Cruzeiro (MG)
03/11 (Sexta-feira), às 20h – Arena

Venda de Ingressos

www.diskingressos.com.br
Valor: R$ 25 a inteira e R$ 12,50 a meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos, doadores de sangue, professores do ensino público e privado, para deficientes físicos e portadores de câncer, com necessidade de comprovação de direito ao benefício

Pontos de venda

Arena Multiuso
Veneto
Verbo Livraria