Correio dos Campos

Projeto ‘Respira Princesa dos Campos’ realiza busca ativa de pacientes com Tuberculose

Descentralização acontecerá pioneiramente na região de Uvaranas através da Unidade Básica de Saúde Madre Josefa
27 de outubro de 2017 às 17:28

Aconteceu hoje (27), na Unidade Básica de Saúde Madre Josefa, em Uvaranas, o primeiro treinamento para realizar o projeto pioneiro ‘Respira Princesa dos Campos’. O objetivo é intensificar a busca ativa de possíveis pacientes com Tuberculose, e envolverá todos os profissionais da UBS. A capacitação foi realizada com a equipe técnica do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

A partir do treinamento será feita a descentralização do serviço, antes realizado apenas no SAE. Pacientes atendidos na UBS Madre Josefa poderão fazer todo o tratamento, inclusive a retirada dos medicamentos, diretamente na UBS, sem precisar ir até o SAE. Neste primeiro momento essa dinâmica será com adolescentes e adultos sem comorbidades, o restante continua com acompanhamento com especialista no SAE.

“Focaremos a busca do sintomático respiratório (pessoas com tosse há mais de duas semanas), no diagnostico, tratamento e monitoramento, até a cura e a alta. A ideia é fazer um trabalho multiprofissional, embasando as agentes comunitárias de saúde para que elas possam ir a comunidade pegar esses casos e trazer para a UBS. Após identificando, solicita o exame e se positivar vai para o médico, onde será repassado o tratamento na própria unidade, não precisando ir até o SAE”, destaca o enfermeiro Jean Zuber.

É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano. O Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho. “A tuberculose não tem perfil especifico. Percebe-se que elas se encontram em indivíduos que estão com o sistema imunológico baixo. Porém pacientes que estão bem de saúde também podem adquirir”, esclarece Paola Horochoski Koloda, coordenadora da Atenção Secundária.

A UBS foi escolhida para ser piloto por ter tem um número ligeiramente maior em casos de tuberculose. “Após a aplicação do projeto nesta região, depois de três meses partiremos para outras, intensificando um distrito”, esclarece Zuber. Para Paola a comunidade também tem que ser ativa. “Quanto mais pessoas souberem, melhor. Tuberculose é uma doença milenar e mesmo assim ela continua matando muita gente ainda”.

Tratamento da Tuberculose

O tratamento é de seis meses com base em comprimidos, podendo chegar, no máximo, a 4 por dia. Não pode deixar de tomar, pois pode acontecer do vírus se tornar resistente e assim será necessário tomar a medicação durante 9 meses.

Tuberculose tem cura desde que seja descoberta precocemente e o tratamento seja feito corretamente.