Correio dos Campos

Rotary Alagados realiza a prestação de contas da 7ª Expo&Flor

26 de outubro de 2017 às 16:15

No dia 25 de outubro, na Fundação de Ação Rotária – FAR, o Rotary Alagados apresentou o resultado final da 7ª Expo&Flor, realizada no último mês de setembro. Os valores arrecadados ultrapassam mais de R$ 60.000,00 e já foram utilizados para a compra dos bens e materiais solicitados em 22 projetos apresentados pelas entidades da nossa cidade.

O Rotary Alagados fez um levantamento a partir das informações apresentadas pelas entidades beneficiadas e estima que aproximadamente 2700 pessoas de nossa comunidade serão beneficiadas diretamente e outras 10.000 indiretamente. É importante destacar que todos os projetos atendem pelo menos uma área de enfoque do Rotary Internacional e, sobretudo, ajudarão a melhor a qualidade de vida das pessoas que dependem ou trabalham nas entidades beneficiadas.

As entidades beneficiadas com os projetos e que estiveram na reunião de prestação de contas foram as seguintes: Associação Nossa Senhora de Lourdes, Asilo São Vicente de Paulo, projeto Antares da ACIPG, Associação de Amigos da Criança da Diocese de Ponta Grossa, Casa Transitória Fabiana de Jesus, Instituto Educacional Duque de Caxias, Casa da Sopa Vó Tereza, Associação de Apoio à Comunidade Surda Geny Ribas, Colmeia Espírita Cristã Abegail, Instituto União de Associações de Moradores e Condomínios de Ponta Grossa, Centro Social Casa do Piá, Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa – ASSARTE, Acamaruva, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital da Criança, Marcelo Parubocz, Hospital Santa Casa de Misericórdia – dia internacional do neonatal
Também receberam na reunião festiva os subsídios pelos trabalhos realizados os Rotaracts Alagados e Campos Gerais, o Rotakids Alagados-Campos Gerais e o Grupo Escoteiro GELADO. A APAE também recebeu os valores referentes as flores plantadas por seus alunos e professores e que foram distribuídas aos alunos das escolas municipais que visitaram a Expo&Flor.

No encerramento da reunião de prestação de contas, a presidente do Rotary Alagados Giorgia Bin Bochenek, disse que “a Expo&Flor é um exemplo grandioso de como podemos fazer a diferença na nossa comunidade, na nossa cidade e no mundo”. E arrematou: “Podemos fazer mais para dar melhores condições aqueles que mais precisam além de deixar um legado para as gerações futuras”.

O Rotary Alagados, agradece imensamente a todos os parceiros, apoiadores e colaboradores pelas valiosas contribuições que tornaram possível fazer uma bela festa de flores e pessoas.

Nos próximos dias serão finalizadas as entregas dos projeto. Contudo e sem prejuízo, o Rotary Alagados já iniciou os trabalhos para a 8ª Expo&Flor.

Como foi a 7ª Expo&Flor – A Expo&Flor foi realizada entre os dias 01 a 10 de setembro de 2017, no Paraque Ambiental da cidade de Ponta Grossa. Foram 10 dias de visitação aberta ao público, mas muitas atividades foram realizadas antes e durante o evento. Um novo recorde de visitantes, mais de 40.000 mil pessoas.

Nos dias do evento os 32 integrantes do Rotary Alagados, os jovens do Rotaract e as crianças do Rotakidianos, além de rotarianos de outros clubes e voluntários das entidades que receberam os valores arrecadados com a feira, se revezaram nas mais diversas atividades da 7ª Expo&Flor.

E mais, 33 expositores e seus colaboradores foram responsáveis pela organização da feira de oportunidades, desenvolvida simultaneamente com os mais de 12 expositores do espaço gastronômico. Nestes dois segmentos, mais de 150 pessoas trabalharam diretamente nos 10 dias da Expo&Flor.

Os Clubes de Rotaract, parceiros do Rotary, também desenvolveram uma série de trabalhos na Expo&Flor. O Rotaract Campos Gerais ajudou na organização do caixa e da entrega das flores. O Rotaract Alagados e Oeste na venda de mini cactos, além da realização de dois dias com torneios de xadrez com a participação de mais de 150 inscritos. O Rotaract Sabará, em parceira com o Curso de Medicina da UEPG, realizou gratuitamente testes da Hepatite C. O Rotaract de Pinhais realizou a exposição fotográfica “Olhando o Mundo”.

O Rotakids se destacou com o projeto “polvo”, em parceira com o Rotary e Clube de Mães, puderam demonstrar a comunidade o trabalho realizado com a doação de mais de 50 unidades dos “polvinhos”, por mês, para as mães e bebes recém-nascidos do Hospital Regional de Ponta Grossa.

Ainda, a 7ª Expo&Flor superou todas as expectativas em relação aos eventos paralelos que aconteceram antes e durante a feira. O Festival de Grafitti, apresentou ao final o Painel Natureza em Cores, ao lado da Estação Saudade se tornou um cartão-postal da cidade e muitas pessoas passam lá para tirar suas fotos.

Todos os Clubes de Rotary de Ponta Grossa, numa ação inédita e conjunta, realizaram o plantio de 400 mudas de árvores frutíferas no Residencial Buenos Aires, novo bairro da cidade, ainda não contava com árvores.

Nos eventos esportivos, foram mais de 300 participantes na corrida rústica e mais de 200 participantes do 4º Passeio Ciclístico da Expo&Flor. Neste ano, outra novidade foram as atividades realizadas no espaço cultural com a apresentação da Banda Affinitas, Fanfarra do Colégio José Elias da Rocha, dança gaúchada Apae, Bando da Leitura, Roda de Capoeira. As crianças das escolas municipais e particulares tiveram palestras sobre meio ambiente e trânsito, além do concurso de redação e de fotografia.

A sensação do evento foi um jardim especialmente montado para receber os visitantes e o local foi o preferido para as fotos e registros da passagem pela Expo&Flor.