Correio dos Campos

Mostra de Práticas em Saúde Mental reúne profissionais para aprimoramento de trabalho

18 de outubro de 2017 às 17:59

Durante todo o dia de hoje (18), cerca de 300 profissionais da área da saúde, da assistencial social, usuários e comunidade participaram da 1ª Mostra de Práticas em Saúde Mental, no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi realizada mesa redonda com a temática “Matriciamento: serviços substitutivos, o trabalho em rede” e apresentação de relatos em experiências nas práticas de saúde mental. Além dessas atividades foram ministradas palestras com três profissionais, um de Ponta Grossa, outro Prudentópolis e Guarapuava.

Para Ana Paula Ohata, coordenadora do departamento de saúde mental da Prefeitura, a atividade tem grande importância para divulgação de trabalhos feitos na cidade e região. “Fazer essa troca de conhecimento e de experiências é um ganho muito grande para os profissionais e para os pacientes que necessitam de acompanhamento. Ter a oportunidade de juntar e discutir ideias é fundamental para o crescimento da cidade no que diz respeito ao tratamento de saúde mental”, destaca Ana Paula.

A ideia da Secretaria Municipal de Saúde é fazer uma mostra por ano, a próxima está programada para outubro de 2018. “As discussões estão sendo nacionais e mundiais, e vem ao longo dos anos trabalhando para implantar novidades nos trabalhos desenvolvidos em comunidades através de parcerias com as Equipes de Saúde da Família. Trabalhar com reflexão, com possibilidades de cuidado dos pacientes, abre um leque em tratamentos”, finaliza a Ohata.