Correio dos Campos

Autoridade mundial em geodiversidade visita projeto na UEPG

O escocês John Murray Gray visitou e conheceu a exposição do projeto de extensão “Geodiversidade na Educação”, coordenado pelo professor Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências (Degeo) da instituição
17 de outubro de 2017 às 10:56

A maior autoridade mundial sobre geodiversidade, o escocês John Murray Gray, marcou presença na programação do IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico sediado pela UEPG, de 09 a 14 de outubro de 2017. No evento, que recebeu pesquisadores destacados na área do Brasil e do exterior, John Gray ministrou curso com o tema “Geodiversidade and its applicatuions”, em 09 de agosto, no Auditório do PDE, no Campus de Uvaranas. Professor da Queem Mary University of London, o pesquisador é considerado um dos pais do conceito geodiversidade.

Na primeira vez na América do Sul, o professor Gray visitou e conheceu a exposição do projeto de extensão “Geodiversidade na Educação”, coordenado pelo professor Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências (Degeo) da UEPG, que se encontra no Bloco L, do Campus de Uvaranas, além da participação na abertura de exposições correlatas na Estação Arte, no dia 10 outubro. Murray Gray é autor do livro Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature (2004), com reedição em 2013 (Ed. J. Wiley& Sons, Chichester, 2004, 434 p.), obra seminal na defesa e valorização do patrimônio geológico e geomorfológico da Terra, como assinala o professor Liccardo.

Honra e Exposições

A equipe de professores e alunos que integram o projeto de extensão manifestou a satisfação e a honra de receber o ilustre pesquisador. Na oportunidade, John Gray mencionou o caráter inclusivo da proposta em suas palestras e ressaltou a importância da educação e da divulgação de geociências para a sociedade dos Campos Gerais, principalmente, quando se discute acerca da geoconservação da Escarpa Devoniana. O coordenador do projeto Geodiversidade na Educação registra os seis anos da iniciativa na UEPG.

Neste período, segundo Liccardo, o projeto já recebeu milhares de visitantes, bem como movimentou diversas atividades nas escolas e na comunidade. O projeto apresenta as exposições “Tropeirismo e Geodiversidade” e “Elementos da Geodiversidade de Ponta Grossa”, na Estação Arte de Ponta Grossa, desde 10 de outubro. As exposições permanecem abertas até 22 de novembro. A partir dessa data, as mostras passarão a ser itinerantes pelos municípios dos Campos Gerais e Curitiba. As exposições têm entrada franca para visitação.