Correio dos Campos

Aeroporto Sant’Ana completa um ano de aviação comercial

Cerca de 20 mil passageiros já passaram pelo PGZ por voos regulares
13 de outubro de 2017 às 17:36

Conhecida por ser um importante entroncamento rodoferroviário, desde o ano passado Ponta Grossa também conta com um aeroporto ativo, que além de suportar aeronaves executivas, aeromédicas e dispor de aeroclubes também possui aviação comercial, que há exatamente um ano liga o município ao maior centro econômico brasileiro com voos regulares para Campinas (SP).

Desde 13 de outubro de 2016 a empresa Azul Linhas Aéreas opera no Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, também conhecido como Aeroporto Sant’Ana. A aviação comercial foi responsável por mais de 57% dos passageiros que utilizaram o aeródromo desde a sua reinauguração, já que transportou cerca de 20 mil do total de 35 mil passageiros que decolaram ou pousaram no aeródromo ponta-grossense desde junho do ano passado.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destaca que o investimento feito no local, de R$ 10 milhões, já está retornando para a cidade ao colocá-la em evidência no mapa aéreo. “O aeroporto é um vetor de desenvolvimento, que descomplica a comunicação entre as pessoas, o turismo, os negócios e atrai novos investidores por ser um facilitador”, aponta Carbonare, que lembra que o Sant’Ana continua com avanços.

“Já estamos com a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aérea (EPTA) instalada, apenas aguardando as autorizações dos órgãos reguladores nacionais para que ela comece a operar”, conta o secretário, referindo-se à instrumentalização dos voos que irá apoiar a navegação aérea transmitindo informações para as aeronaves que estão no ar e, assim, diminuindo o número de voos alternados devido às más condições climáticas, por exemplo. Em meados de setembro ele esteve em órgãos do Ministério da Defesa para apresentá-la e tentar agilizar o processo.

Já o prefeito Marcelo Rangel lembra que há projetos tramitando para aumentar a infraestrutura do Sant’Ana, desde o terminal de passageiros até a ampliação da pista – de forma que ele tenha condições de receber aeronaves maiores. “Apresentamos um projeto de R$ 40 milhões para o Ministério dos Transportes, que propõe melhorias e ampliações para o Aeroporto Sant’ana. Os recursos estão assegurados no Plano Plurianual (PPA), mas nós queremos mais rapidez na liberação para atender à demanda da nossa população e dos investidores que confiam no potencial da nossa cidade”, pontua o prefeito. (Por Millena Sartori)