Correio dos Campos

Primeira cirurgia de ponta para surdez da história de Ponta Grossa acontece dia 16

Acontecerá 16 de outubro, no Hospital Vicentino, a primeira cirurgia de ponta com prótese osteo ancorada BAHA em paciente de 19 anos de idade pela Dra. Elaine Prandel.
11 de outubro de 2017 às 13:56

A cirurgia de BAHA, uma prótese ósteo ancorada de ponta, que tem feito muito sucesso no Brasil, chegará a Ponta Grossa, PR. Com mais de mil cirurgias bem-sucedidas em todo o país, essa cirurgia será feita pela primeira vez nessa importante cidade do Estado do Paraná. “Fiz vários cursos sobre implante auditivo no Hospital das Clínicas em SP e acompanhei o Dr. Iulo Baraúna, um dos otorrinolaringologistas precursores desse tipo de cirurgia. Quanto ao paciente Vinicius Pereira Baptista, de 19 anos, será a solução para a perda auditiva dele”, disse Elaine Prandel, otorrinolaringologista e cirurgiã, da Clínica Elaine Maria Prandel.

O paciente que apresenta otorreia crônica (o ouvido nunca para de vazar) com perda auditiva, não consegue usar aparelho auditivo convencional. “Acompanho o Vinicius há cinco anos e ele vem perdendo a audição gradualmente. Apresenta infecções de ouvido desde a infância que culminaram com duas cirurgias em cada orelha. Mesmo assim, o seu problema persiste e a audição só vem piorando, o que se confirmou pelo exame de audiomentria. Sugeri a ele a prótese osteo-ancorada e marcamos um teste”, diz a médica.

O teste foi feito no próprio consultório da médica, o resultado foi excelente, o paciente conseguiu uma melhora significativa da audição tanto em ambiente silencioso como no de ruídos. “Vinicius ficou muito satisfeito. Já havia perdido as esperanças de melhora de sua audição e, como vendedor necessita dela para se relacionar com seus clientes”, informa a otorrinolaringologista.

A decisão sobre a cirurgia foi tomada em comum acordo do paciente com seus familiares. “Essa será a primeira cirurgia de prótese ósteo ancorada em Ponta Grossa e acompanhar o paciente com toda a expectativa positiva de sua melhora, com certeza, vai auxiliar muito sua recuperação”, finaliza a Dra. Elaine.

Sobre a prótese ósteo ancorada BAHA

O sistema de processador de som Cochlear Baha 5 representa uma transformação radical de design de um processador de som. Inspirado na simplicidade, incorpora tecnologias inovadoras e é o menor processador de som da indústria de próteses implantáveis, com a mesma potência que os outros dispositivos e com faixa de adequação de até 45 cB SNHL1. É importado pela Politec Saúde e essa prótese também está disponível em cirurgias realizadas pelos SUS.

Em Ponta Grossa, a cirurgia acontecerá 16 de outubro, às 13 horas no Hospital Vicentino. O procedimento cirúrgico será realizado pela Dra. Elaine Prandel, que conta com consultório na cidade.