Correio dos Campos

Orquestra Sinfônica abre série de concertos em bairros de Ponta Grossa

29 de setembro de 2017 às 14:28

Para celebrar a chegada da primavera, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa vai espalhar música pelos quatro cantos da cidade com o clássico concerto ‘As Quatro Estações – Primavera’, do compositor italiano Vivaldi. As apresentações acontecem no próximo domingo, dia 1º de outubro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Centro), e no dia 15 de outubro, na Igreja Nossa Senhora do Monte Claro (Santa Maria). Ambas começam às 19h30 e tem entrada gratuita.

Com este repertório, a Orquestra Sinfônica abre a série ‘A Orquestra está…’, que levará concertos aos bairros de Ponta Grossa. O músico Pablo Malagutti afirma que sair do palco do teatro e ir para outros espaços é uma iniciativa “maravilhosa”. “Levar uma orquestra para fora de um teatro faz com que ambos os lados se despertem para fazer e apreciar música de qualidade. Com essa iniciativa, alcançamos um público maior e mais variado, incentivando, assim, outras pessoas a conhecer, respeitar e valorizar não somente a música clássica como também os músicos que fazem parte da orquestra”, aponta.

De acordo com o maestro Rafael Rauski, o repertório foi escolhido por já existir uma proximidade do grande público com a obra. “Tenho certeza que ao ouvir os primeiros acordes, todos irão reconhecer este clássico da música erudita e se encantar por ter contato com esta obra sendo executada ao vivo. Pensamos em ‘As Quatros Estações – Primavera’ justamente para que o público se fascine com nossa orquestra e com a música erudita”, afirma.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, levar a música para mais próximo da população faz parte do Plano de Governo do prefeito Marcelo Rangel. “A descentralização das ações culturais está prevista também na Diretrizes Culturais do Município. Entendemos que é preciso aproximar o público das nossas atividades, levando até os bairros o que de melhor está sendo produzido pelos nossos artistas. Isso é formação de plateia”, assinala Durante.

Serviço

A Orquestra está… no Centro

Data: 01/10

Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

Horário: 19h30

Entrada: gratuita

A Orquestra está… no Santa Maria

Data: 15/10

Local: Igreja Nossa Senhora do Monte Claro

Horário: 19h30

Entrada: gratuita